XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

quarta-feira, 6 de junho de 2012

TRAVESSIA RIO AMAZONAS DE BALSA PARÁ – AMAPÁ - NO MEIO DO MUNDO


                                             EMBARCANDO EM BELEM RUMO AO AMAPA


Depois de ter ido ao buteco MEU GAROTO provar a famosa e muito boa pinga com jambú que é aquela planta que dá dormência na boca e se come com tacacá, acordei as 7 da manhã e fui no porto embarcar o fredão na balsa.
Sei lá porque cheguei cedo pois a balsa é uma mini balsa, mas não sei como conseguiram enfiar 5 carretas de tudo que é mercadoria ( arroz, pneu, vidros, motores) e mais 4 carros de um pessoal local de Macapá.
Enfim  saímos de Belém as 15:30..num carregar sem fim e embarcamos rumo ao Amapá em uma trip de 2 dias no rio..onde sai no sábado e cheguei segunda pela manhã.
A balsa é mega lenta e vai passageiros em rede além da tripulação e claro dormi na rede pois no carro não dá pois a balsa é mini como disse e fica gerando umas ondas na proa que pensei que ela não fosse chegar e fosse afundar pelo peso..tamanho etc..
O comandante me disse que são 2 perigos ,, 1 é se perder e enfiar a balsa na selva e outro é bater em outra balsa ..rsss.. não entendi no começo mas na escuridão da noite e breu depois eu entendi.



CRUZANDO A SELVA AMAZONICA PELO RIO AMAZONAS

 
   CIDADE DE BREVES

Nestas trips geralmente os passageiros pagam R$ 100 e tem direito a colocar sua rede e um almoço e janta e eu estava no bolo.. O jantar é show..feijão macarrão e farinha ahahha e claro frango e peixe como não comi as carnes todo mundo me perguntava qual era minha religião..rsss.. mas ainda bem que levei alface e distribui para todo mundo no navio.
A galera que viaja é bem simples, povo ribeirinho do norte  mas gente simples, do bem.
A surpresa foi 2 jovens jogarem xadrez no caminho..sim Xadrez.. e um deles vendo que eu estava com a camiseta do CHE de Cuba me perguntou – Vc conhece o Enersto Che Guevara de La Lucena¿ ..resumindo o carinha sabia tudo do CHE e me espantou..rss.  gosta de ler e como eu trouxe 5 livros para ler  ..ele deve ter me visto lendo..mas outros com cara de UÉ mesmo.. Cara de Ué para quem não sabe é aquela cara de espanto tipo a pessoa olha e fica com aquela cara de UÉ!!!

Bom a balsa passa por meio de pequenos e enormes rios e bacias por populações ribeirinhas onde é muito diferente e bonito. No meio do caminho passamos por uma cidade maior chamada BREVES na ilha do Marajó mas sem acesso de carro somente barco. Tomei um suco de abacate na padoquinha que tava espetacular de bom.

Olhe o filme :
https://www.youtube.com/watch?v=d_UdN0FdeeM&feature=player_embedded


Seguindo viagem fiquei impressionado com uma canoinha com 4 crianças meninas que vieram remando no gás para não sei como se engancharem na balsa e conseguirem entrar para  vender palmito..foi um terror para mim pois achei que as meninas que não  devem ter mais de 4 a 7 anos entre elas se aventurando daquele jeito para entrar na balsa.. eu não estava entendendo nada achei que elas queriam pegar uma “beira” na balsa ( beira para quem não é do interior é quando vc se pendura nos caminhões lentos pegando uma beira) ..foi espetacular a destreza das menininhas ..enfim todas a bordo e a canoinha amarrada na balsa elas venderam seus palmitos que comprei e estava muito bom.. ai as menininhas ficaram ainda uma hora na balsa e eu disse ..mas como vcs vão voltar remando¿ e elas a gente tinha descido o rio em outro barco agora a gente ta voltando..resumindo elas fazem isto direto..rss

Olhem  o filme :

http://www.youtube.com/watch?v=DIAmQ7EjKNc&feature=youtube_gdata

e as fotos


 AS MENINAS SUPER PODEROSAS


É uma pena e um absurdo a quantidade de crianças nestas populações de baixa renda a explosão demográfica é um problema sério no nosso país sendo comum vermos pré adolescentes com filhos e ainda quantidade enormes de filhos em famílias de baixíssima renda.
Enfim na trip, fora ler, comer e dormir muito na rede, eu ficava admirando a fauna e flora da Amazônia na trip que é exuberante..vi poucas aves devido a pressão humana mas vi muita flora e alguns botos que em breve espero nadar novamente com eles no amazonas
Os rios daqui do Pará – Amapá são parecidos com o do amazonas, mas diferem pois tem a presença do mar próximo onde água é salobra e muda claro um pouco o ecossistema onde vi várias espécies de plantas que não havia visto no amazonas e enormes extensões de manguezais que explodem em vida.
Uma coisa triste é que durante todo o trajeto pude observar pequenas madeireiras instaladas ao longo dos rios ..uma tristeza ..outra tristeza é o fato de jogarem todo lixo no rio..terrível. Se forem no porto onde embarquei e desembarquei é um lugar comparável à índia pelo índice de sujeira e esgoto ao ar livre em plena capital Belém .
A Maioria joga tudo no rio e é uma lástima devido ao crime contra a beleza cênica do lugar.

 








RIBEIRINHOS
No barco-balsa o tempo não passa..rss. e o que restava era ler, meditar e contemplar a natureza , muito embora tenha sempre casinhas de ribeirinhos ao redor .
A tripulação e os passageiros sempre me perguntavam porque nós do SUL achamos que eles são índios e incivilizados e me citaram inclusive um grupo de música de SP , Detonautas acho que quando voltava do Amapá para SP em vôo disseram no avião UFA DE VOLTA À CIVILIZAÇÃO e que havia uma juíza no vôo do Amapá que os teria dado ordem de prisão ou algo assim.
As pessoas daqui como de Manaus, tem esta idéia fixa que nos do sul do Brasil achamos que eles são todos índios.
Infelizmente é uma realidade seja pela ignorância das pessoas do sul que nunca aqui pisaram e tem a referência da TV sobre a Amazônia como um todo.

Mas também as pessoas daqui se sentem extremamente ultrajadas por serem comparadas com os indígenas mesmo sendo parecidas com índios fisicamente, é um “non sense”  mas compreensivo por razões e fatos históricos onde o indígena é visto como atrasado. ( atrasado pergunto eu¿)
A realidade é que aqui o fenótipo das pessoas é 90% de origem indígena e nos com o olhar “branco” do Sul com este contraste nos dá realmente esta idéia de serem todos  parecidos com “índios” , o que para mim pessoalmente seria motivo de orgulho, tanto que fico tomando sol para esconder minha imensão branca..rss .
Ser comparado fisicamente e culturalmente a um indígena para mim , sinceramente é motivo de orgulho e jamais de atraso ou algo assim.
O indígena será visto com NO FUTURO talvez daqui a 300 anos os povos que mais devemos admirar pela harmonia com a natureza, assim as pessoas do norte que forem chamadas de índios sinceramente hoje tem mais é que se orgulhar de sua origem e não renegar este  fato, pois certamente no futuro teremos seguramente a inversão de valores.
Assim como o NEGRO no Brasil hj tem sua posição forte e cultural ressaltada, respeitada e admirada os INDÍGENAS puros e descendentes mestiços  também o deverão fazer e buscar, mas se continuarem renegando o que são realmente, acabaram enfraquecendo e se extinguindo o que será uma lástima ao país e a eles mesmos.
Mas, aos invés de se preocuparem com isto, sinceramente , os brasileiros do norte do Brasil devem constatar que ainda são muitíssimos atrasados, por conta da falta de educação e cultura principalmente e, em vários quesitos em relação ao SUL, como educação, saúde, saneamento básico e isto não tem nada haver com a cor da pele e nem origem mas que na minha opinião devem LUTAR para equipar tais condições, elegendo melhores políticos .
A maioria das pessoas aqui escutam um tipo de música e suas letras que refletem a realidade local, banalizando o ser humano, o sexo e tudo que é ruim colocando a maravilha que é o ser humano e suas capacidades em uma vala comum.
Claro que isto também se observa no SUL mas de uma proporção bem menor e que é bem repudiada exceto no Rio de Janeiro que se tem a cultura do FUNK e em SP Capital com os RAP de presidiários , mas mesmo assim não é a maioria dominante como aqui , infelizmente com suas Joelmas, bregas e sei lá o que ao invés de  valorizar ainda mais as músicas locais tipo o CARIMBÓ que é lindo, maravilhoso e deve ser divulgado e como o BOI de Parintins está sendo atualmente .
O maior problema que vejo aqui são os políticos do Norte –Nordeste que são ainda aqueles velhos oligarquistas que dominam tudo, os meios de comunicação, as empresas mais rentáveis , etc e não repassam o que deveria ser repassado de verba ao povo em geral . è aquele velho populismo que temos no Brasil do rico contra o pobre etc, e que é acentuado aqui em demasia. Claro que no Sul os políticos são péssimos também mas não tem tanto domínio sobre tudo e todos.
Vou usar o termo do guia lonely planet falando do Brasil : Ao Sul uma suíça ao norte uma Índia e eu concordo em partes com isto infelizmente, mas o que escrevo é para conscientizar e mudarmos esta realidade pois no fundo somos todos do mesmo país que amo tanto e somos todos iguais e quero do fundo do meu coração que meus irmão brasileiros do norte tenham as mesmas condições que temos no sul.
Devemos como brasileiros que somos atentar a isto e tentar minimizar esta distância e não se deixar enganar por estes velhos POPULISTAS que propagam a miséria e ampliam a miséria com bolsas família que ajudam em um primeiro momento, mas que ao invés de ensinarr a pescar ajuda a manter a miséria a perpetuando e usando estes auxílios como forma de se eternizarem no poder.

 


BARCOS REGIONAIS QUE E O TRANSPORTE COLETIVO DA REGIAO
Vejam a aprovação do CÓDIGO FLORESTAL, ABSURDO, e as hidrelétricas já não bastassem as catástrofes  ecológicas das hidrelétricas anteriores. 

 

MADEIREIRAS 
Sinceramente nosso país tem um longo caminho a ser percorrido e tenho esperança, sou brasileiro não desisto nunca..rss, mas sou democrático e respeito a opinião do povo , mas como disse o menino aqui do Amapá na Balsa que conhece o CHE  disse:  O Che ele era bom pq obrigava as pessoas a estudarem.. Aqui no norte somos dominados pq somos sem muita educação e sem acesso a ela.. Ele disse tudo. Concordei ..Isto ai..no Brasil temos que ter educação de primeira..a educação é a chave da crítica , da mudança.. ai nosso país crescer deste lado do país também se equiparar e se tornar uma grande nação.
Mas saibam que no Sul temos enormes problemas também, não somos esta coca cola toda não, temos os mesmos problemas mas em menor escala , apenas isto.
Temos  que aumentar nossas ESCOLAS e MELHORAR as atuais, como em CUBA, incentivar o jovem brasileiro a LER, passar aulas de CIDADANIA  e DIGNIDADE , temos que pagar mais os PROFESSORES e não deputados , isto não tem nada haver com norte sul, cor de pele , indígena , branco, negro , isto é um problema nosso de um país lindo MULTIRACIAL e cada um se orgulhar do que é, temos que primar pela EDUCAÇÃO que é a única ferramenta para sairmos da ignorância, miséria e pobreza e um  dia nos livramos de políticos populistas e corruptos. 

 



RIO LINDOOO
Quem acreditar na TV que somos uma potência, somos ricos, somos o país da vez, isto é balela, os estados que eu conheci é marcado pela pobreza ainda principalmente onde poucos ganham muito e muitos não tem nada. Claro que melhorou mas não nos deixemos enganar a estrada é longa e somente a EDUCAÇÃO se evita  problemas como excesso de filhos e outras cositas mais
Uma coisa  ABSURDA é se gastar bilhões em uma COPA que vai durar um mês, e não seremos campeões,rsss.. sendo que não temos nem saúde pública nem esgotos nas capitais do Brasil sem falar em nada para programas ambientais. Nada.  Vão visitar as capitais e seus bairros e vcs irão perceber. Ainda somo uma enorme fazenda chamada Brasil com poucos donos e muitos coitados , nossos irmão brasileiros, que não tem acesso a nada disto e se afundam na TV que é este lixo de hoje e como sempre digo podendo ser um instrumento maravilhoso de acesso à educação.

 
VEGETACAO RIBERINHA
No Barco estava ligada a Tv e passando ANGELICA, XUXA, HUCK, FAUSTÃO.. isto serve para que ¿¿¿ Eu com tempo  vi uns flashes dos programas e a tônica era vida de famosos ( fomosos de que eu não sei, nunca vi ajudarem a ninguém a não ser a si mesmo e suas contas bancárias..ninguém falou do Chico Xavier, da Madre Tereza, do Chico Mendes) , brincadeiras bestas, musicas sempre iguais pagodes e sertanejas como se o Brasil não fosse uma nação de 200 milhões de habitantes de antas que somente pessam em sexo, futebol, corpo, fofoca e novela, programas vazios, sem nexo, sem nada de positivo e nem de agrado ao povo ..Uma TV violenta que ajuda a ACENTUAR  a violência. Terrível estes Datenas e outros mais . É uma pena ver o futuro de nossos jovens nesta sociedade que esta advindo..triste mas podemos mudar e se cada um fizer sua parte podemos mudar.
Eu acredito em uma sociedade livre, justa, igual para todos, com educação, saúde e paz para todos, acredito mesmo e claro com muito amor e respeito ao próximo.
Enfim, o importante é retratar a realidade e a realidade é que os povos daqui tem uma cultura incrível e linda que é desconhecida e como a TV não divulga não se dá valor. No Brasil só se dá valor a algo que aparece no Faustão..rsss. incrível mas é.. e todos aqui e no mundo seguem o mesmo modelo FALIDO sócio econômico capitalista norte americano-europeu onde a matéria vale mais que o espírito. Até quando as pessoas não irão perceber que matéria acaba e que o espírito é eterno.. a matéria é para ser usada , usufruída e não é para ser um fim. Um fim para a vida é sermos felizes e a matéria não traz nem compra felicidade, ela pode trazer conforto ou algo assim mas não traz nada , o que traz a felicidade é nosso interior, nosso coração.  A busca pela matéria como forma de afirmação e existência, nesta competição desleal está levando o mundo ao fracasso. Mas somos seres HUMANOS, biológicos e temos que seguir nosso coração e ampliar a capacidade de amar, amor, amor ao próximo, á natureza, aos bichos, a si mesmo, amor é a única vibração que pode mudar a si mesmo e consequentemente o planeta ao nosso redor.
Enfim desculpe o desabafo, mas é uma constatação da realidade que podemos e devemos mudar para trazer mais paz, harmonia e amor em um país tão lindo e belo chamado Brasil . Fica aqui o convite à mudança e que as pessoas saiam para viajar e ver com seus próprios olhos a beleza dele.
Bom depois de um parto para desembarcar o fredão cheguei ao famoso AMAPÁ. Eu estava louco de curiosidade para conhecer aqui. Caminhei hoje por Macapá, fui aos Bancos trocar dólares e euros para as guianas, fui tomar vacina contra febre amarela pq a minha tinha vencido e vou dar umas piruetas de bike na city para ver o que rola.

 

ENFIM NO AMAPA
A cidade é muito ordenada e bonita..tem uma orla com o rio linda..com um forte tipo praça onde as pessoas caminham, namoram, comem pipoca, tomam cerveja e hj estava linda a noite com uma MEGA LUA. 
 
FORTE
Fui buscar informações de como ver e surfar a POROROCA mas na secretaria de turismo me disseram que somente me MARÇO..rsss..magoei..assim amanha vou tocar direto para as guianas, mas passando antes em uma praia chamada GOIABAL dica de um dos caras que estavam na Balsa.

 
MARCO DA LINHA DO EQUADOR  EM MACAPA
Ah no fim na balsa todo mundo já tinha virado brother, imagina um barco com uns 20 homens e nada de mulher..rsss..filme de terror ..rss..nem vou contar o que cada um falava do (não seria dá) XIRI..ahahahah Um doce para quem acertar o que é XIRI..ahahahaha .. 

 
PLACA NO PORTO DO AMAPA  
Mas todos numa vibe boa no barco típica das pessoas daqui com a exuberante Amazônia ao redor. 
Tomei meu tacacá , comprei pipoca e vou vê um filme que amanhã é dia de ir finalmente ao extremo do Brasil : OIAPOQUE!!!
Amor é a única vibração que pode mudar a si e consequentemente ao planeta.



CRIANCAS NO PORTO DO AMAPA







6 comentários:

  1. Mano, demais essa sua visão...sou seu fã eterno!!!Quero ver quando vai sair seu livro...to esperando! Fica com DEUS e boa sorte...

    ResponderExcluir
  2. sou motorista de prancha e tive o prazer de conhecer de Amapá bem como sua capital o Macapá uma cidade muito linda,me senti em casa, o povo la torce mais pro vasco e flamengo só a comida que é diferente daqui do Rio de janeiro mais e boa também. as pessoas la são civilizadas e educadas gostei muito espero voltar em breve.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Você poderia me informar o custo da balsa Belém - Macapá ? Lí seus comentário sobre o rio amazonas e gostei muito, parabéns....sergio couto - sergiocoutojr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prezado, estou planejando minha viagem saindo de Lauro de Freitas, BA passando por Fortaleza, Teresina e Belém rumo à Macapá e, se der tempo, chegar ao Oiapoque. Vi o seu relato e gostaria de saber sobre o valor do frete para transportar um Defender e quatro pessoas (eu, a esposa e dois filhos) de Belém a Macapá. Saudações, marcelorf@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. excelente muito bonito o trajeto belem macapa espero um dia realiza-lo parabens

    ResponderExcluir
  6. que vergonha para nosso gorvenante do pais

    ResponderExcluir