XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SURINAME - ANTIGA GUYANA HOLANDESA

Depois de curtir muito com os novos amigos de Saint Laurent atravessei a balsa num domingo a tarde e coisas de Brazucas Brothers o Alessandro conseguiu que eu atravessasse na faixa..rss..Show de Bola..Grande Alessandro reencontro de almas no planeta.
Entrando no Suriname as coisas mudam..aquela chatice de sempre de documentos alfândegas , mas nada de mais.. ai já estava tarde e tinha de encarar uma estrada de Albina a Paramaribo que está em construção. Estava ruinzinha a estrada , mas é um cenário louco de pessoas caminhando na estrada, 99% negros, com facões e coisas do tipo rsss..meio assustador de início mas nada de mais.. na verdade são camponeses.. Uma coisa que me chamou a atenção aqui é a quantidade de rastafáris que realmente seguem a religião ( não como no Brasil) . O Alessandro me explicou que se deve ao fato da influência do BOB claro que foi um grito de libertação e que os negros aqui se identificam.
È bem louco andar na ruas e os negrões com aquelas tocas típicas de rasta com aquele dreads enormes.. e haja Ganja..rsss.. A música igual então .. REGGAE REGGAE REGGAE mas bem bemm melhor que Michel telo, brejanejos e Joelmas da vida ..e claro o mega pop calcinha preta > VC NÃO VALE NADA MAS EU GOSTO DE VC..rsss
Enfim gostos musicais a parte ..depois de umas 3 horas de estrada cheguei em PARBO. ( Como o povo surinamês chama Paramaribo) .
Atravessa uma ponte bem louca de alta e cai na city. 
Ai vem a novidade que um amigo meu gaúcho de POA , BINGO MATTE, alma peregrina também destes reencontros do universo topou cruzar do Suriname ao Brasil no fredão..rsss corajoso ele..rsss..mas legal ao menos um bro para compartilhar momentos e empurrar o carro na selva  ahahaha. Nos encontramos antes na Argentina , Chile e Bolivia e em Cuba e vamo que vamo..melhor 2 que um..sempre..rss
Bem demos um  banda na city e é bem bonitinha PARAMARIBO.. eu que não curto cidades aqui é bem legal e bem mas bonita que cayenne. O louco aqui é o mix de raças.. aqui tem Hindu, Javanes (indonesiano) , chinês, holandês, indigena e negro, além de 10 000 brasileiros garimpeiros.
Mas tem bastante HINDU e me sinto na índia às vezes, com seus ônibus coloridos, seus templos indianos e td de bom que a Índia tem.
Para quem não sabe o Suriname era a antiga GUIANA HOLANDESA, se tornando independente em 1975, assim eles falam aqui Holandês e Inglês e mais um monte de língua local..rsss. Esta influência holandesa se vê nas casinhas de madeira no centro de Paramaribo.. Como disse a city aqui é bonitinha.
A noite tomamos umas brejas e uma coisa legal que comi aqui foi banana frita com molho de amendoim..hummm bom muito bom...rss
No outro dia encaramos uma trilha tipo de castelhanos para ir em um parque chamado BROWNSBERG no meio do Suriname..foi legal..a idéia era dormir lá..mas voltamos para PARBO ..o Parque é  interessante, mata primária, dá para ver um lago artificial na mata , resultado de uma hidrelétrica ( TIPO BELO MONTE).. mas bem bonito..vi uns birds loucos e foto claro.
No meio da estrada tem muito garimpo..muito..ai vi um cara na estrada com cara de brasileiro pelo biótipo diferente..rss.. ai disse ao Bingo—Fala oi para ele que deve ser garimpeiro brasileiro..ai o Bingo..Opa e o cara OBA..ahahaha batata Brasileiro mesmo perdido na selva do suriname ..Guerreiro total..
No centro da cidade vi um caminhão antigo gigante MotorHome e era uma família de argentinos, casal dog e filha rodando a América do sul..legal encontrar mais doidos no caminho..rss doidos por viver quero dizer..rss
El BICHO se chamava o caminhão ..bem legal..
Quando fui fazer o câmbio a mulher perguntou..Mas vc é brasileiro mesmo ¿ rsss. Eu disse claro..e ela não parece parece norte americano..ahahaha..
Foi engraçado na loja de artesanato tembém a mulher perguntando se éramos brasileiros e se mexíamos com ouro..rsss..mas ela foi legal e disse que os Brasileiro são bem vindos no Suriname
Ai fui num super comprar umas comidinhas, super tipo Holanda..bem bonitinho e um cara de Cascavel ( Marcos) com a mãe dele nos trombaram no super..papo bom..brazucas do bem e até nos convidaram para comer na churrascaria deles..rsss. muito 10 o pessoal..tiramos fotos claro e partimos..quando fui abastecer outro brazuca de Santarém..figura me levou na marra numa loja para ver uns guinchos de jeep barato..e ofereceu casa comida etc..rsss..mas estávamos de partida, mas foi legal ver que a comunidade brazuca no Suriname é grande..
Depois fomos em um borboletario próximo a Paramaribo.. foi legal para aprender a biologia reprodutiva dos bichos..mas o triste é que eles exportam cobras para a Europa como pet..para pet shops.. terrível.
Ai partimos em direção à cidadezinha na fronteira com a Guyana (inglesa) e no caminho mais atrocidades com os bichos..caranguejos sendo vendidos e iguanas amarrada sendo vendidas..uma lástima..o ser humano chegou à lua mas ainda sacrifica e ganha dinheiro com animais indefesos para seu egoísmo humano..uma lástima..
Enfim chegando na cidadezinha da fronteira que é lindinha NICKERIE , bem pitoresca e amanhã a guiana inglesa mas já com muitas saudades do Suriname que é um país muito legal com suas raças e cores e sabores, cerveja boa..rss PARBO BIER povo misturado e em paz como no Brasil e muito legal ..A guiana francesa não se mistura, coisa de europeu, mas aqui no SURINAME é bem bem mais legal e uma vibe muito boa.. uma America do Sul bem diferente aqui.. recomendo..
Amanhã cedo é fazer o seguro do carro e partir cedo para mais uma BALSA e a última das 3 guianas..
Vivam a vida antes que ela acabe..vivênciem pois vai acabar um dia ..uma pena.mas acaba RSS
























Com Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário