XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

sexta-feira, 1 de junho de 2012

BELÉM E ILHA DO MARAJÓ

Depois de sair do paraíso de algodoal reencontrei o FREDÂO e direcionei ele para Belém
Engraçado as vezes acho que o fredão é um veleiro de 4 rodas..
Enfim abri velas e parti..


Carimbó na Ilha do marajó
 Salvaterra Ilha do Marajó
 Pousando para o site do camping
 belém vista de cima
 Rio no trajeto Belém -Ilha do Marajó
 Praia Grande
 Salvaterra
 Arrumando a Bike
 Salvaterra
 SAlvaterra
 Belém Porto
Belém forte

Tinha uma expectativa enorme de conhecer Belém porque já morei em Manaus e pensava ser a parecida..Ledo engano..Belém é diferente de Manaus
Em Alter do chão conheci um ET chamado Eugênio..médico paulista que criou uma ONG para ajudar as comunidades se chama saúde e alegria e ele me disse.. cara Manaus não tá com nada ..belém que é o centro cultural da amazônia..ai uma das expectativas.
Cheguei em belém domigão e fui direto para um hostel no centrão da cidade.
Perambulei pelas ruas e realmente o centro de belém é bem mais bonito e arborizado que Manaus. é mais ordenada mais bonita apesar que nao gosto de centros urbanos..enfim
Sai para tomar um tacacá a noite e tem uma pracinha com um bar quisoque que vendem cervejinha gelada ..bem legal..tem de empresário a puta lá..rss.. uma mescla legal..ahahaha
Na segunda acordei e fui arrumar a bike o fredão e agilizar a Balsa para atravessar de belém para o amapá..td certo td resolvido..sai para pedalar na city.
Fui no forte quando expulsaram os franceses e holandeses daqui..fui no museu casa das onze janelas..(tem 11 janelas mesmo eu contei..rss) fui n o mercado ver o peso..mais ai eu digo que o de Manaus ganha ..é bem mais louco o mercadão de manaus...mais intenso..porque é uma mistura de mercado ..porto rodoviário que liga todas as cidades do amazonas.. o mercado ver o peso é bonitinho..o de manaus uma zona um caos LINDO..ahahaha
depois comprei umas coisinhas no mercado e de bike sempre fui na estação das docaas.. um lugar tipo puerto madero de buenos aires..para que não conhece nenhum dos dois vou explicar..é uns galpões antigos reformados de porto que reformaram e transformaram em um local de barzinhos..vivências..etc..muito bonito e legal.
Ai depois de andanças de bike no calor da Manaus resolvi fazer o que sempre faço em cidades grandes IR NO CINEMA..ahaha é a única das poucas vezes que me enfio em um shopping.. fui ver o documentário do RAUL SEIXAS..olha é show o documentário..mostra um RAUL que foi triste no final..mas vale a pena ver ô se vale.. tem músicas do RAUL que são fantásticas.. tipo OURO DE TOLO.. (eu que não me sento na poltrona de um apartamento com a boca escancarada esperando a morte chegar... ou eu prefiro ser esta metamorfose ambulante) ..ou a do pedro..PEDRO AONDE VC VAI EU TAMBÉM VOU..que é uma crítica ao irmão que queria que ele fosse uma pessoa "normal" e ele dizia que o fim de todos é o mesmo..rsss. pois é já que o fim é o mesmo para todos pq nao podemos todos nós fazermos o que nosso coração manda ? realizar nosso sonhos? pq nao? eu faço..rss com muito amorrr.
Bom ai acordei na madruga 5 da manhã para pegar a balsa para a Ilha DO Marajó..é engraçado eu sempre falei ilha DE marajó mas o povo aqui fica louco com isto e te corrigem na hora é DO..ahahah detalhes detalhes..
cheguei na fila da balsa e atravessei 3 horas e desembarquei na ilha..lugar lindo.. ainda preservado ..mas claro  já com pasto..mas aqui tem muitos bufalos uma característica da Ilha ..
Passei na cidadezinha de Joanes..salvaterra e soures..para chegar em soures outra travessia ..outra pequena balsa.. e cai em umas praias lindas ..lindas com mangue..e bufalos desta vez..rsss.. prai do pesqueiro..praia do arauna.. praia grande..d+
depois voltei e dormi em um camping bem legal em salvaterra.. fiquei 2 dias parado lá..somente andando de bike..cozinhando e conhecendo os picos de BIKE..d+ lugar show..tranquilo..pessoas ainda olham no olho..se cumprimentam nas ruas...td de bom...
Do lado do camping tinha uma casa que no fundo era um salão de ensaio da galerinha aqui de CARIMBÓ..que é o ritmo do Pará..foi demais..o ensaio foi d+.. muito muito bom a musica o ambiente o clima as pessoas..
disseram que esta rolando na novela da GLOBO o ritmo carimbó..como não vejo tv nao sei nao vi..mas vi ao vivo..rsss.. quem ver a novela das 6 me fala se tá rolando mesmo o CARIMBÓ DA ILHA DO MARAJÓ
Gravei um videozinho da vibe aqui do ensaio nesta cidadezinha chamada SALVATERRA

http://www.youtube.com/watch?v=OcRTALo7KWg&feature=youtube_gdata


SALVATERRA ..precisamos mesmo salvar ela..rsss

Ai conheci um fotografo hippie que tava fazendo um trampo para o site do camping e me usou como modelo..ahahahah ..bem louco.

Aqui é diferente do amazonas pq tem influência negra o que não tem em Manaus.. O carimbó parece musica africana..muito bom..as pessoas aqui se ve que são negras..afros...misturado com índios..uma delícia este país com suas misturas e raças.. quem não tem este olhar está perdendo..

Depois a noite fiz um GUACA MOLE com o abacate aqui..hummm ficou bom..

Tenho feito cada rango.. macarrão com castanha do pará...risotto de pequi ...sucos mil com meu liquidifcador manual que ´foi ótimo ter trazido.

Ai acordei de manhã e resolvi correr..dar férias p bike e estrear o tênis que minha mamma me deu de niver.. correi muito num calor de 40 graus ahahaha..depois uma mega ducha..td de bom...
Uma coisa legal aqui é que nao tem chuveiro elétrico ..td normal ..rsss. por causa do calor..
To escrevendo aqui e tá passando um bufalo na minha frente..ahahahah MARAJÓ é assim ..uma mistura de Brasil-índia..d+
Agora continuo a escrever de belém..voltei da ilha do marajó maravilhado..cheguei em belém e logo pela manhã fui resolver o lance da travessia que é um parto de belém para o amapá..enfim morreu uma grana vou dormir na rede e serão 36 horas de barco saindo sabadao e chegando lá na segunda de madrugada dormindo em rede em uma balsa de carga..foi o que descolaram ..
Aproveitei o dia para conhecer o museu de história natural emilio goeldi e um parque mangal das garças ambos muito bons.
Mas tô cansado de cidade grande..belém é trânsito intenso como toda cidade e preciso me recarregar no MATO e nada melhor que ficar uns dias no rio amazonas para recarregar .
Vai ser a TRIP cruzar de balsa..
Mas vamos que vamos.
Até o Amapá!!!

Mais fotos :

 CARIMBÓOOOO
 Praia do Pesqueiro - Soures
 Crianças marajoaras

 Forte em Belém
Búfalos em Marajoara

Nenhum comentário:

Postar um comentário