XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

domingo, 10 de junho de 2012

DIAS NA GUYANA FRANCESA - A PRIMEIRA DAS GUYANAS

Acordei as 6 da manhã e fui no pequeno porto para embarcar.
Como tinha muita neblina a balsa sai as 7 e a viagem durou uns 20 minutos e o mais engraçado é que passamos debaixo da Ponte que está pronta e linda faz tempo .
Mas por falta de acordo entre Brasil x França ela está pronta mas não inaugurada, assim somente de balsa mesmo.
Bem chegando do outro lado do rio, parece outro mundo. A pequena cidade de Saint George de l’oiapoque é a cara da Guiana.  Várias raças em um pequeno povoado, franceses  da frança, indígenas, indianos e negros fazem a cara da cidadezinha e todos falando em francês rsss.
Ai tinha o perrengue do seguro, desci o carro da balsa e fui na despachante que é uma brasileira tentar fazer o seguro.
A mulher foi super educada mas ela me disse que ninguém fazia mais seguro pelo simples motivo de que ninguém pagava ..
É assim, como não tem acordo não tem nada para se fazer o seguro somente em CAYENNE – Capital da Guyana que são 200 Kms da divisa onde estava e antes o seguro era feito na confiança a mulher ligava para Caeyenne o corretor emitia a apólice e enviava por fax e a pessoa segurada teria que passar na corretora e pagar o seguro.
Ocorre que muitos compatriotas faziam isto e simplesmente não passavam para pagar .. assim ninguém queria fazer.. na pior das hipóteses teria que pegar um onibus ir em cayenne fazer o seguro  voltar para a divisa e depois seguir viagem no outro dia ou ainda voltar para o Brasil.
A mulher me disse que a França ( Guyana) vê com mal olhos os brasileiros que lá vão e são sempre deportados. Muitos brasileiro do norte do Amapá  vão para cayenne procurar emprego pq ganhasse em EURO mas são deportados, e ainda os brasileiros vão garimpar ilegalmente na Guyana e além de irem assaltar  ou procurar subemprego na guyana em cayenne ..entao vcs sentiram o drama de como o brasileiro é visto na guyana..ainda me disse que veria vários carros queimados na estrada pq a polícia os queima os carros abandonados o que na verdade eu vi mesmo vários.
Como disse esta parte do Brasil é totalmente abandonada e extremamente compreensível que os brasileiros tentem uma vida nova na “Europa sul americana” .. Isto é para as pessoas verem que nosso país está ainda gatinhando no progresso.. Para quem não sabe o  senador do Amapá é o SARNEY...sim o SARNEY não bastasse o Maranhão como seu feudo pessoal ainda “anexou” o Amapá para si e nada se faz por aqui.
Enfim , política de lado, a mulher chorou no fone para o corretor, disse que eu era turista, que pagaria etc.. ai ela disse que poderia receber o dinheiro lá e levaria ela para Cayenne no outro dia..( a mulher tava afim de me ajudar mesmo).. ai o cara do outro lado do fone disse para ela..Olha espere até meio dia que vou ver o que posso fazer..
Enfim na angustia da espera fui dar uma volta na cidadezinha que é minúscula e não tem nada.. fiquei na lan house postando o blog..rss até dar 12 dia
Ai pude observar que um ônibus vindo de cayenne tinha vários brasileiros sendo deportados pois tinham sido presos em cayenne..era gente muito simples..muito humilde..uma tristeza como brasileiro ver a cena. Ah meu deus cadê a Dilma nesta hora¿ cadê o Lula e o mensalão¿  bem nem o código ela vetou imagina ajudar este povo aqui
Voltando no escritório boas noticias o cara topou emitir o seguro e pagar para a mulher..ufaa
Eram 12:00 ai fui na polícia federal francesa registrar minha entrada..mas estava fechada somente abriria as 14...aff ninguém merece..
Fui procurar um rango e descobri um restaurantezinho meio indiano de um hindu comida boa e barata e tinha uns srs do lado tudo olhando a aberração e novidade ali que era eu e o Fredao..rss
Ai o cara do restaurante disse se podia fazer uma pergunta, eu disse que sim , e ele..como vc conseguiu entrar aqui¿ ai expliquei o visto..a balsa e o seguro..e os custos e ele me disse ..olha te perguntei isto pq aqueles srs ali fora são da Polícia e já estão de olho em vc é melhor vc ir senão eles podem te encher o saco.. olhei para a mesa e vi os caras me olhando mesmo..ai eu disse..Mas eu to regular tudo ok, apenas to esperando abrir a P .Federal para registrar minha entrada..e ele..pois é como vc não registrou nem poderia estar aqui comendo.. aff
Só faltava ser preso na Guyana por burocracia..enfim paguei e vazei do restaurante e fiquei na porta da polícia esperando abrir.. bem registro feito vazei da cidadezinha com uma péssima impressão..com pena dos nossos irmãos brasileiros e com raiva daqueles malas franceses perdidos na selva sacaneando os brasileiros como forma de externar sua raiva interior de estar ali e não talvez estando em Paris..
Bem sai umas 14 horas e peguei a estrada..uma estradinha linda de asfalto no meio da mata primaria sem nada e ninguém..lembrei da mulher que me disse para tomar cuidado com os ladrões etc ai parei na estrada ..olhei p céu..para a mata e pedi por ela e por todos pela PAZ NO MUNDO.. O ser humano é BOM na sua essência e a violência é uma forma de auto afirmação somente e às vezes nas raras vezes de sobrevivência mas isto em casos extremos.
Bem continuando na estrada a polícia me parou e foram super educados , sem crises, e foi engraçado pq um deles me perguntou.. Vc compreende francês.. e eu respondi em francês que se ele falasse devagar entederia tudo.. e ele bem devagar..rss.. Vc tem algo a declarar ou alguma mercadoria a ser declarada.. ai eu olhei para trás com 1 milhao de coisas no carro..artesanato dos índios, comida, roupa suja, violão..ahahah uma fauna meu carro e disse a ele.. Olha tenho tanta coisa que nem sei o que declarar..ahahaha o cara não entendeu nada deu uma risada e falou ..boa viagem ..ahahaha
Foi engraçado..depois que caiu minha ficha e pensei , acho que nunca responderam isto para ele..geralmente as pessoas deveriam dizer ..NADA A DECLARAR..ahahaha foi hilário..
Ai fui passando por cidadezinhas e rios em um ambiente muito bonito..
Antes de chegar em Cayenne passei em uma cidadedinha fora da estrada chamada CACAO que é um refugio de pessoas do LAOS..ahahah ..do LAOS é mole..chegando lá é uma mini vila com as pessoas com cara de Japinha..orientais..rsss..muito bonitinha ..
Mas o louco mesmo foi nesta estrada um bicho preguiça atravessando o asfalto fervendo ..

Fiz um filme do bicho :

Tava lá o bicho na maior lentidão mais que uma tartaruga tentando atravessar..nao acreditei no que vi.. fui lá peguei o bicho e coloquei ele na beira da estrada..depois pensei..coitado é tão lento..rss.. peguei ele de novo e coloquei perto das arvores..rsss a cara do bicho me olhando foi demais...pirei na situação..d+ ..ai agradeci por terem demorado na alfândega senão não teria visto o bicho..ahahha não adianta ter pressa na vida..o que há de ser será
Depois fui chegando em cayenne no fim do dia..e para meu espanto era igualzinho a uma cidade na França..idem..as rotatórias, os cartazes, as lojas de negócio..igualzinho mesmo..rsss...estava na França..ahahah
Bem como estava na França resolvi dar um presente para mim, fui em um hotel com ar condicionado, wifi e fui no Carrefour comprar uns vinhos franceses ( Bordeaux) por R$10 cada e uns queijos chiques ( brie, roquefor, gouda) e fiz uma noite de quiejos e vinhos no hotel..ahaha Bem o veganismo aqui é difícil assim me permito uns queijinhos de vez em quando..mas tava ótimo..noite boa rsss..
Acordei  e fui piruetar por Cayenne..é uma cidade interessante bonitinha..mas nada que dure mais de meio dia..rsss.. fui no cara do seguro para agradecer e também mostrar para ele que nem todo Brasileiro é picareta e ele curtiu..fiz isto para que outros que seguramente passarão um dia na fronteira ele libere o seguro..enfim..
Ai fui  para Korou visitar o centro espacial da guyana.. bem legal..um museu lindo..é o centro de lançamento dos foguetes e satélites ARIANE..show.. NO museu conta a história do homem na lua ( tem gente que acha que foi filmado em Hollywood e balela americana pq nunca mais voltaram lá.rss) enfim fiquei pensando na frase de um amigo meu australiano que me disse uma vez numa trip para Macchu Picciu : O Homem é brilhante e medíocre ao mesmo tempo.. e é verdade imagina nossa raça ter ido para a Lua...d++ ..eu queria ir..rsss.. mas ao mesmo tempo que fomos à lua ,,fazemos guerra,,vemos rede globo..rsss.. é o que sempre digo são níveis de consciência que podemos atingir , que todos podem atingir..basta querer..
Ai no estacionamento do museu não tinha nada e ninguém e deu uma vontade de fazer um xixizinho..ai fui num cantinho e bem na hora chegou uma camionete..pronto..e a polícia pensei..rss..nada era um francês que viu a minha placa, amava o Brasil e falava português e trabalha na base de lançamento..ele interrompeu meu xixi mas nem percebeu..ahahah..ainda bem... no fim nem fiz né..fiz o correto ir no banheiro do museu..rsss mas era longe e tive que pagar ahahah...
AI perguntei para ele sobre as tartarugas marinhas e sua desova.
Para quem não sabe um dos motivos de vir para as GUYANAS é que nesta época aqui e no Suriname os bichos vem desovar nas praias .
Enfim o cara disse ..cara cuidado lá só tem índio e bandido..Boa ..excelente dica..ahahaha..super tranquilo o pico..ahahaha
Não quis nem saber , queria ver os bichos, nem que fosse com índios e bandidos ( índios td bem)rsss
Ai toquei para uma cidadezinha chamada MANA para ver a desova das tartarugas.. na verdade é uma cidezinha horrível perguntei lá e me disseram não é aqui é a uns 22 km daqui numa comunidade indígena chama AWALA YALIMAPO
Cheguei na city e fui direto no centro de pesquisa que é bem bonitinha e tem um pequeno museus..ótimo para copiarmos e fazermos um na Ilhabela..tão carente na conservação dos bichos..ai perguntei para a mulher como era onde era para ver as tartarugas a mulher disse..bem vc tem que ficar a noite na praia que as verá.
E eu disse e posso ficar aqui¿ dormir aqui¿ e ela ..vc pode por seu carro na praia e dormir lá..
Lindo..lá fui eu colocar meu carro na frente do mar para ver os bichos..
Nisto do lado tem uma estrutura do albergue da juventude de simili ..que fui lá e perguntei quanto era para tomar um banho e a mulher NADA..pode ficar ai..somente paga se dormir na rede ou no quarto..e ela mas no seu carro não paga nada..LINDO OUVIR ISTO..RSSS
Fiz várias perguntas no albergue que mais é uma estrutura na beira da praia..d+ ..
Ai tinha um grupo no albergue que era bem estranho..depois fui ver que eram deficientes mentais ..tipo ESTRANHO DO NINHO ( quem não viu este filme VEJA com Jack nicohlson d+) .. estavam lá..e iria ficar próximo a eles..enfim cada um no seu canto..rsss  ..
Ai armei a tenda e fui dar um role de bike no vilarejo mais próximo que é uns 2 kms da praia o TAC de awalapopo..
É uma comunidade indígena sim..uns mal encarados bêbados mas eu tenho uma arma infalível contra mal encarados, bêbados e policiais de fronteira e estrada : SORRISO, EDUCAÇÃO E PACIÊNCIA e AMOR..ahahaha não há quem resista ..as pessoas ficam sem ação..
Como digo sempre a violência é ação e reação..se alguém olha com cara para vc tente SORRIR vai ver que quebra o nego no meio..rsss
Bem fui de bike..achei uma net..rsss..e depois voltei para a praia no fim do dia esperando a noite chegar para ver os bichos..as cascudas..
Estava lá caminho na praia ..ainda sol...e de repente aparece do nada , ou melhor do mar..rss .aquela CASCUDA ENORME ..LINDA..GIGANTESCA.. saindo do mar e indo por seus ovos..
Tava sol ainda ..era LINDA  o bicho..estava eu DEUS e ela ali..nao sabia o que fazer..se corria..pulava..deixava ela tranqüila..enfim ..o que fiz foi ficar a uma distância e observar os movimentos..
Foi louco, o bicho se esforçando para chegar na areia..se enterrando...girando..ofegante..se enterrando..e depois vazando ao mar ( uma meia hora-45 minutos todo o processo)..foi demais..
Ai fui atrás de outras e dei e cara com outra ..rsss.. ai fiquei lá do lado dela..nisto apareceu 2 caras locais e me disseram que podia me aproximar..tocar..sem grilos..ai fui..rsss..d+..elas estão acostumadas com a presença humana.. d+ sem palavras..
Ai fui dormir..nem queria mais atrapalhar nenhuma tinha visto 2 .filmado..fotografado..presenciado..d+..fiquei pensando na galera do CEBIO que vai trabalhar com as cascudas na Ilha .. teremos que vir aqui fazer um trampo voluntário..rsss. sem dúvida..já fiz o contato com o pessoal da reserva,,RSS.. Olha que quiser ter esta experiência vá lá na divisa da GUYANA COM O SURINAME que é espetacular..
Bem dormi com os deuses, yemanjá, muita chuva, os maluquinhos próximos e mega feliz de ter presenciado tal momento ..GRATIDÃO ETERNA..
Acordei de manhã e fui caminhar na praia.. uma caminhada legal até o fim da guyana no rio e se vê do outro lado o Suriname...dá para ir nadando .rsss.. ai vi 5 cachorros pentelhos cavando os ninhos das tartarugas e comendo..pentelhos..e com eles os urubus..rango farto..espantei os bichos mas não adiantará muito..falei  com o pessoal da reserva e me disseram..a não se preocupe tem muitos ovos..ABSURDO.. tem que controlar e tirar estes dogs de lá..enfim quando voltar ao Brasil..vou mandar um email até me voluntariando para ..
AI caminhando vi um grupo de crianças com 2 professores tendo aula na praia da biologia das tartarugas..linda as crianças e linda a idéia..as crianças são a semente do futuro..estavam elas lá vendo os ninhos das tartarugas com os professores..(mas não viram elas)..
Ai na mesma caminhada dei de cara com 2 recrutas do exército..todo fardados  num MEGA CAMINHÃO do exercito.. ai os saudei e disse que tinham que fazer algo para os cachorros que comiam os ovos..a resposta foi a mesma..nao se preocupe tem muito ovo ai... resumindo não adiantou nada..
Voltei da caminhada e os amigos com problemas mentais  vazaram e fiquei sozinho neste paraíso de aves, praia e tartarugas, onde dormi o dia todo..rss.. dei um role de bike..ajeitei as fotos, fiz um rango e caminhei no fim do dia para ver as cascudas de novo que lá estavam e depois fiquei meditando na noite desejando  compartilhar estes momentos com tanta gente e quem sabe com uma futura parceira ..rss ainda não desisti.. ( calma e tranquilidade para receber o amor..é a música mantra que to ouvindo) ..são estes momentos que me levam a escrever este BLOG e espero que estejam viajando e se divertindo juntos.
Depois de uns dias de sossego estava a caminho do Suriname e parei numa cidadezinha chamada Saint Laurance du Maroni ( maroni é o rio) , fui numa feira local bem louca com aquela galera de todas as cores, mas predominantemente negra, e parei ainda na estrada para ver uns artesanatos de madeira bem legal. Ai querendo encontrar a balsa no caminho um brasileiro de bike me parou..e me perguntou - Que pressa e esta? rsss .. eu eu nada..e ele me disse..quer balsa para o suriname somente amanhã ..
Era meio dia..e a balsa ia sair somente no outro dia as 15 da tarde ai o brasileiro me disse se quiser fica em casa.. resumindo fiquei na casa do figuraça chamado Alessandro que dá aula aqui de português que é casado com uma negra bushinengue e tem uma filha linda chamada Gabriela. Ele esta aqui a uns 4-5 anos e me contou toda a história local..ele mora do lado do rio em uma casa do lado de um restaurante que é um veleiro que aqui parou e virou restaurante..rss..resumindo fomos dar um rolê na cidade e ele me levou nos guetos, nas quebradas me contou a história daqui, que os brasileiros sao mal vistos mesmo pelo garimpo..que muitos ilegais moram aqui pq querem as benesses do governo francês que ajuda td..e o mais lindo é que os negros daqui são negros que conseguiram fugir da escravidao e sao livres de mente de cabeça e bem swingado..rsss..eles amam reggae e falam uma lingua louca de inglês jamaicano, que eles chaman de bushiguê ou algo assim..rss
Fomos num bar dos locais tomamos umas e ele me apresentou a cidade toda..rss..inclusive uma ONG francesa que faz um trabalho com a AIDS aqui que é disseminada.
Ainda ele me deu várias dicas mega importantes para a travessia ao Brasil pela amazônia que ele disse que vai ser osso..rss
Ai na ONG ia rolar uma festa que no caso é no veleiro do lado da casa do Alessandro Brazuca..fizemos um esquenta na casa dele e colou um venezuela, um peruano e um chileno e foi aquele papo..cada um com sua história e todos aportados aqui na Guyana.. Coisa de louco..mas papo interessante..galera viajada e todo mundo querendo se ajeitar aqui na EUROPA..rsss[
Fomos à festa mas tava meio sem graça tava mais legal a gente conversando na casa e na mesa ai voltamos todos e algumas pessoas da festa vieram também..rsss ficamos a noite ali..batendo papo e foi uma noite bem legal no sabadao com os novos amigos
Dormoi na casa do Alessandro, onde estou digitando da cama da casa dele, vendo o suriname aqui na minha frente que espero passar hj.
 DIVISA OIAPOQUE E GUYANA FRANCESA
 PONTE PRONTA MAS NÃO INAUGURADA
 MAIS UMA BALSA NA MINHA VIDA
 GUYANA FRANCESA

 BICHO PREGRIÇA CRUZANDO A ESTRADA
 MENINOS DO LAOS
 CACAO
 CAYENNE
 CARREFOUR DOS VINHOS RSSS
 ESTAÇÃO ESPACIAL
 CARROS QUEIMADOS NA ESTRADA
 BIKE NA COMUNIDADE
 NAO AGUENTEI E FUI TOCAR A DANADA..ELA NEM SE INCOMODOU
 CAMPING DE GRÁTIS FRENTE PARA O MAR
 ESCOLINHA E KIDS
 PRAIA NINHO DAS CASCUDAS














CASCUDONA ENORME CHEGANDO

Um comentário:

  1. Adorei os seus relatos e sua sensibilidade de ver beleza em tudo! Parabens!

    ResponderExcluir