XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

domingo, 10 de junho de 2012

DO OIAPOQUE AO CHUÍ.. OU DO CHUÍ AO OIPAQUE?

Bem amigos da Rede Glob..ops da rede peregrina rsss

Acordei cedo de Macapá e abri as velas do meu veleiro de 4 rodas e embarquei rumo ao Oiapoque numa travessia que estava curioso pq como está em época de chuvas a estrada que uma parte é de terra poderia estar intransitável no meio da selva .

ESTRADA AO OIPAQUE



ESTRADA OIAPOQUE
ALDEIAS NA ESTRADA
ALDEIA
ESTRADA OIAPOQUE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL INDIGENA
DO CHUÍ AO OIAPOQUE
PERTO DA FRONTEIRA
BEIRA DA ESTRADA
MUSEU OIAPOQUE
MARCO OIAPOQUE
OU SERIA ONDE O BRASIL TERMINA?


Enfim os primeiros Kms foi tranquilo, muitos buritizais, muitas savanas e claro muitas fazendas rsss..Não tem jeito..
Passei por várias pequenas cidades e uma com um nome lindo TARTARUGALZINHO rsss um vilarejo mas sem tartaruga , uma pena..rss
Ai cheguei em calçoene onde o cara na balsa tinha me dito que era grande, bonita, etc, mas a cidade é uma coisa perdida na mata sem nada ,,ops...quase nada ..se alguém quer se esconder pode ir para lá que ninguém vai achar..rsss.. enfim nesta city é o fim do asfalto depois foram 180 Km mais ou menos de terra no meio da mata.. Para quem conhece a trilha de castelhanos nada de mais , mas a pequena diferença é que a trilha de castelhanos tem 18 Km e esta tem 180 Km..rsss .. Foi lindo.. estao abrindo a estrada na verdade .. meio da selva total..selva mesmo..mata linda.. e na estrada várias aldeias indigenas  e quase nada mais.. apenas algumas fazendas perdidas que me perseguem rss..
Como tinha saído tarde de Macapá estava começando a ficar escuro e eu mei encanado que OIAPOQUE nao chegava rsss.. mas ai me dei conta que eu queria era esta aventura mesmo e me concentrei e aproveitei a imensidão da selva amazônica e suas entidades do tempo ao redor todas percebendo minha presença e eu abrindo os meus caminhos em meio e sob a proteção deles.. Ah como é bom estar nos braços da MÃE NATUREZA e se regojizar nestes ..Experiência única do todo que somos que a natureza nos proporciona pois somos parte dela e não seres separados ..
Foi engraçado ver antes de partir no hotel em macapá uma reportagem sobre o metrô de SP. Um amigo meu me disse  - Cara quando vc se sentir sozinho, solitário , a fórmula é simples pegue o metrô em SP as 18 ou 8 da manhã..ahahahaha ..
Enfim vi aquela imagem das pessoas tristes no metrô sem saber pq estão alí e seguindo um ritmo não sei para que e porque..enfim.. são pessoas desconectadas do todo da mãe de Deus e vivendo na plenitude da matéria pq foram condicionadas a isto.. ai olhei na Tv e me lembrei no meio da mata que poderia ter escolhido ainda estar no metrô , na civilização e ai caiu minha ficha e me dei conta que estava no paraíso..rss. e não só mas cercado das entidades da natureza..
Queria ver um curupira mas não vi.. Curupira para quem não sabe é aquela figura mitológica brasileira do indiozinho que ajuda os animais dos caçadores e que tem os pés virados para trás para não deixar rastros..´
Às vezes me sinto um curupira ajudando os bichos..rss
Bem a  estrada era de terra , tinha lama, era longa mas era legal..não me senti nenhum indiana jones não;rsss .. isto estou deixando para as guianas que são 450 km de terra intransitáveis..foi apenas um teste..
Enfim muita mata flora e fauna e ouvi o passarinho que tanto amo da amazônia CAPITÃO DA MATA e seu canto maravilhoso ..
Quem quiser ouvir acesse o site:
Bom depois desta travessia cheguei por volta das 18 horas em OIAPOQUE..o ponto mais a norte do Brasil com população. Na verdade é no monte roraima o ponto mais setentrional que eu já fui mas não tem cidade lá.
Oiapoque é uma cidade portuária longe de tudo e de todos ..para se ter uma idéia são 690 Km do Amapá ..enfim é uma cidadezinha na frente do rio oiapoque onde do outro lado é a França..SIm a França pq a Guiana Francesa é França..
Fui perguntar da Ponte, pq ela está pronta mas não inaugurada..ou seja nao passa na ponte..ai tive que correr atrás da Balsa ( outra) rss ..
Agilizei a balsa para as 6:00 da manhã que era a hora e o cara me disse..vc tem seguro para entrar na França? Eu não tinha né ..e ele então nao pode entrar , seu carro vai ser apreendido lá se nao tiver seguro..
Ai o cara me aterrorizou contando histórias dos Brasileiros sendo mal tratados na Guiana..assaltos..etc ..enfim.. Ele me disse : Olha tem uma solução , vc chegar lá , deixa o carro na balsa e corre na cidadezinha na guiana ( saint george de l'oiapoquè) e tenta fechar o seguro..
Como não tinha o que fazer concordei né... enfim minha travessia estava assegurada mas a entrada ia ser na loteria..
Depois fui  dar um role em Oiapoque e claro aquela cidade de fronteira ..uma zona..bagunça..muita gente nas ruas..lixo então nem se fala.. e engraçada que muita gente fala francês devido a proximidade.. Tem um marco na beira do rio : AQUI COMEÇA O BRASIL..ahahaha
Para mim seria AQUI TERMINA O BRASIL...depende do ponto de vista.
A noite conheci um pessoal do consulado brasileiro que trabalha na guiana e me disse a mesma coisa.. NAO ENTRE SEM SEGURO, NAO DIRIJA A NOITE,,etc..etc  e eles mas vc está viajando sozinho? vc não tem medo? e eu disse  - Sozinho nunca estamos, fazemos parte de um todo e estou com DEUS como companheiro, vcs querem melhor companhia? ahahah silêncio e concordaram meio ressabiados rss.. 
A internet no amapá me fez lembrar CUBA rsss .. meia hora - 1 email..rsss entao para postar e dividir as fotos está sendo um parto e um teste de paciência..ahaha
Bem agora posso dizer que conheço o Brasil do OIAPOQUE AO CHUI ( que fui com meu pai e minha irmã levar eles para ver a neve nos andes muitos anos atrás..rss)  ou seria DO CHUÍ AO OIAPOQUE.
Agora nanar para amanhã TENTAR entrar na Guiana ...mas tudo há de ser o que será.
Tem uma mensagem que recebi nesta viagem e quero compartilhar:
PEÇA, CONFIE, RECEBA E AGRADEÇA
A vida é assim..vc pode pedir, tem que confiar, irás receber e agradeça que sem dúvida o que pedir virá a se vem

Avec amour

Moi
* Já estou treinando meu francês

3 comentários:

  1. Ótima aventura... Tudo vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, estamos pirando nessa de ir ao Oiapoqueee.... meu namorado e eu!!!!
    muito massa sua aventura e seu blog!!!! e utilitária também, ajudando nos a calcular as rotas, obstáculos e tals!!!


    ResponderExcluir