XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

domingo, 27 de maio de 2012

PRAIAS DO PARÁ ( ILHA DE CANELAS, AJURUTEUA, SALINAS E ALGODOAL)


Depois da linda chapada das mesas, direcionei o fredão para o Pará
Cruzei o interior do Maranhão entrei no estado do Pará e fui até uma cidadezinha chamada Bragança encontrar uma amiga estudante de biologia, neila, que conheci no curso de campo de ornito nos lençóis maranhense.
Foram 900 km de estrada ..mega cansativo..mas enfim depois de muita chuva amazônica na estrada cheguei na bucólica Bragança, uma cidadezinha beira rio e perto do mar que lembra muito Portugal e a influência portuguesa também.. Cidadezinha bonitinha mas típica do amazonas com muito calor, gente, e aquela bagunça linda que somente o norte nos proporciona.
Ela me convidou para ir na Ilha de Canelas ajudar ela na monografia dela de aves migratórias, nada melhor que uma local para me mostrar o pico e ver os guarás ( aves não lobos..rsss).
Embarcamos bem cedo em um portinho de pescadores uns 25 km de Bragança em um barquinho de pescadores e fomos a desertica ilha de canelas.
Para chegar se cruza um rio no meio do mangue com muita muita biodiversidade e muitos mas muitos guarás.
Demorou umas 2 horas de travessia e chegamos na paradisíaca ilha das canelas, que não tem civilização, nem luz nem nada..apenas uns pescadores que vivem lá da pesca artesanal.
Muitas aves e um cenário maravilhoso que as fotos abaixo vão mostrar.
Depois comemos com os pescadores e no rumo de volta ao porto passamos em um ninhal de aves que é qualquer coisa de espetacular no meio do mangue. Demais..sem palavras...
A pena é que CAÇAM guarás para comer, pescam arraias cruelmente, há muito lixo nas praias como em todo o norte nordeste e falta ações efetivas de educação ambiental nestas comunidades, mas enfim é uma crítica construtiva para um lugar tão lindo.
Na volta pensaram que eu poderia ser do IBAMA rsss.mas usei minha técnica de E.ambiental que  é a de NÃO DIZER NÃO mas explicar os motivos no NÃO e deixar cada um decidir na sua consciência.
A noite foi legal queria tomar uma CERPA que é a cerveja local paraense mas só tinha SCHIN e tomei algumas para ver o coringão ganhar ..que torcida linda..nunca vi uma torcida gritar o jogo todo do começo ao fim..nunca ..vai timão que este ano vai..rsss
No outro dia fomos a uma praia LINDA LINDA chamada AJURUTEUA. AJURU = AYURU- Papagaio..somente falta descobrir o que é TEUA em Guarani..pena que deixei meu dicionário em casa..rss ..quem souber me envie please..

Passe a tarde em Bragança e depois no outro dia acordei e rumei a proa do fredão para ALGODOAL que é uma das localidades que muita gente amiga e muitos hippies que encontrei no caminho ( almas gêmeas rsss) me disseram : TEM QUE IR..TEM QUE IR.. então se tenho que ir ME VOY..
Antes passei em uma praia famosa do Pará chamada SALINAS que quando morava em Manaus muita gente ia..é a COPACABANA do norte..rsss uma praia legal mas bem turistícona tipo caraguá ou praia grande..rsss.. mas ainda bem que quando fui lá não tinha ninguém..fiz um rango e vazei para algodoal.
Ai foi engraçado porque queria pegar um atalho por terra e claro peguei mas o atalho me tomou umas 3 horas a mais ahaha pq as estradas de terra na Amazônia vcs podem imaginar..rss..mas foi irado..passei em vários vilarejos..lugares sem ninguém ..muita mata..e pasto claro infelizmente..mas foi 10.
Para chegar em ALGODOAL que é uma ilha tem que deixar o carro em uma cidadezinha chamada MARUDÁ e embarcar de balsa..não entra carro...SHOW...bem que Ilhabela podia ser assim..somente bike e no máximo carros elétricos coletivos...um dia a sociedade que sonho virá..do meu planeta..mas virá..
Ah para quem não sabe sou de outro planeta, e quem quiser conhecer ele é só ver o filme : LA BELLE VERTE que tem no youtube..minha mãe me confessou.. e o engraçado é que encontrei dois conterrâneos na ilha a DEBORA e o RAFAEL...fora uma dezenas espalhados que não dizem de onde são de receio ..rsss..mas eu digo e entrego quem são eles..
Deixa meu planeta lá quieto, quem sabe a terra não virá uma BELLE VERTE um dia..se cada um fizer sua parte..rola..
Na estrada foi 10..pq lembrei do ano que morei na Amazônia e me ensinou a comer as COMIDAS AMAZÔNICAS..rss ..na estrada é um para para para comprar somente coisas boas...
Pupunha cozida..para quem não sabe ninguém nem para para ver mas quem come é uma delícia e tem gosto de PINHÃO ..juro..é muito bom.
Tacacá – Este é o melhor...é uma cumbuca com tucupi , jambu e camarão..eu dispenso o camarão e como o tucupi que é tipo um suco da mandioca espremida e o jambú que é uma plantinha que amortece a boca e vem apimentadinho o tucupi.. muitooooo bommmmm
Ingá de cipó-  É uma fruta tipo um cipó branquinha docinha..tudo de bom..td
E muita água de cocô que custa R$1,00 cada ..rsss
Para quem não sabe o AÇAI aqui é puro...ou seja não é doce e não tem nada haver com aquele congelado que vendem em SAMPA e pelo sul afora.. aqui é preto o açaí  e tem gosto de açaí..mega energético e muito bom..se mistura com guaraná da Amazônia
TUCHAUA  É o único refri que eu tomo ..é muito bom ..é um guaraná , diferente do antártica, com um gosto único.. tuchaua é um xamã aqui para os indígenas do norte..
TAPEREBÁ, BACURI, CUPUAÇU  Sâo sucos naturais um melhor que o outro..

Isto é para responder a todo mundo que me pergunta ; NOSSA MAS VC É VEGETARIANO E NÃO COME NADA ..ahaha não como nada é demais..rsss..olha meu panceps..
Então como disse no meu planeta NÃO SACRIFICAMOS nenhuma forma de vida consciente para se alimentar..a natureza prove tudo com seus frutos.mas como disse um dia ..um dia o nosso planeta virará harmônico..
É um saco ter que explicar pq sou vegetariano..mas eu entendo o choque que dá nas pessoas..pq dói no fundo de cada , inconscientemente  quando enfiam um bicho goela abaixo.
Mas neste planeta cada um é cada um e podem ter certeza que respeito os carnívoros, pq eu fui décadas um mas enche ficar explicando pq sou..
Enfim quero dizer que TÔ no céu aqui sendo vegetariano,,ahahahaha..comendo muitoooo bemmm e muitoo barato e muito boommmm...
Ai cheguei em MARUDÁ deixei o carro lá e embarquei na balsa para ALGODOAL com a BIKE. Na balsa mesmo colou um tiozinho que me disse: MANDOU BEM TRAZER A BIKE  o arquipélado é show..
Arquipélago ¿ eu perguntei..ele sim aqui tem várias ilhas e a ilha é grande..rsss.. bem se estou numa ilha estou em casa..rsss
Algodoal é show..não tem carro,  mas tem luz , entranto tem uma pracinha e umas pousadinhas e campings e um mar lindo e nesta época do ano não tem quase ninguém..é um lugar legal mesmo..parecido com caraívas , Jeri no passado ( pena que acabaram com Jeri os europeus e suas frescuras e pousadas 5 estrelas) , moreré na Ilha de Boipeba , caburé nos lençóis do  maranhão, ilha do Cardoso..ilha do superagui..guaraqueçaba..ilha do mel..e o Bonete..rss..claro que vou puxar o saco de Ilhabela..estes pico ais eu recomendo..
Tinha razão os hippies e minha amiga HEVELIZE ..minha cara ALGODOAL..ahaha
Praia rodeada de mangue ..floresta amazônica e muitas aves marinhas migratórias...ahaha só falta uns papagaios..ahahah
Estes  vilarejos são demais e fico pensando em arrumar uma namorada e levar ela nestes picos para compartilhar momentos ..um dia ..um dia..rsss..coisa boa virá..rsss
Tudo que não de consciência ecológica aqui vi de sobra..tem um mapa da ilha com várias dicas de não jogar lixo, etc com vários toques e ai me surpreendeu com a consciência do povo aqui..parabéns..basta levar aos municípios do lado no estado.
A noite dei um role..uma pracinha ai sim consegui tomar uma CERPA ..cerpinha como dizem aqui...melhor que SCHIN..rsss ( olha a causa do panceps) mas é bom ser CERVEJETARIANO.. com J mesmo...bom uma breja é bom no fim do dia ..rss ainda mais aqui no norte com um calorão maravilhoso..
Ai liguei meu radinho de pilha companheiro que até ouvi jogo na Amazônia peruana para gorar o Santos..não deu certo..o peixe ganhou nos pênaltis e vai ser um jogão contra o timão..se eu estivesse em SP iria na vila e no pacaembú quem puder vá por mim..
 Ai dormi de frente do mar e acordei escrevendo de frente para yemanjááááá.. Yemanjááá amazônica.. quem não sabe em CUBA eles adoram também YEMAYA..a mesma só que negra..legal este nome YEMAYA ..curti em CUBA e CUBA em si..
No Pará rola um som chamado CARIMBÓ..é um forro sem agarrar...rsss ..sério não tem como agarrar a fêmea..o povo aqui ama...eu não..acho sem graça dançar sem agarrar a sentir fêmea o cheirinho e outras cositas mais..rsss
Mas o som é legal e o povo ama..pena que a nossa querida REDE GLOBO somente mostre SP e RIO em suas novelas e telejornais que mais parece AÇOUGUE. Olha nosso país não é assim..não é esta violência toda..isto é uma anomalia da T,V.. O brasiliero é caridoso..é gentil..é festeiro..é brincalhão etc..não é esta coisa que a TV mostra..tipo o DATENA embaixador de SP que mostrar somente desgraça..como disse no meu planeta ninguém vê TV ..apesar que a TV poderia ser um instrumento maravilhoso mas o lixo que é melhor nem ver.
Muita gente me pergunta se não tenho medo de ser assaltado..morto..até comido por índios..ahahah..olha aprendi que VIAJAR é bom para descobrirmos tudo que nos falam não retrata a realidade.. violência eu vejo em grandes centros..grande aglomerações urbanas.. ai claro né..é que nem colocar um monte de ratinho branco numa caixinha todos apertados nela.. um come o outro...mas em pequenos vilarejos e comunidades as pessoas são maravilhosas e tem TEMPO para conversar te ouvindo e te olhando nos olhos sem ficar com a nóia de olhar no relógio atrasado para sei lá o que..rss
Enfim VIAJAR como sempre disse o meu mestre AMIR KLINK...viajar para aumentar a consciência..amigos..vivência....
Ai a tarde depois de ler um livro muito muito bom (além da luz e da sombra de Jean-Yves leloup) que recomendo e dar um bodinho de frente para o mar.. resolvi dar um role de bike..já que ela veio passear na Ilha..dei maior role e entendi pq é um arquipélago..são ilhas cortadas por mangues e rios...fiz um mega role lindo de algodoal para fortalezinha..praia linda..cenário único ..eu e Deus e yemanjá do lado..d+ ..sensação de trascendência..
Ai na trilha no meio do mangue entre esta fortalezinha a bike resolver quebrar..ai ferrou..no meio de uma trilha..no meio do mangue..escurencendo..e eu lá cabeção..rss ..ai fui pedindo informações e me mandaram para outra comuunidade ao invés de algodoal..se chama camboinha..tava escuro nem via a cara das pessoas ai o cara disse..algodoal é p outro lado somente chega de barco daqui e se quiser ta saindo um aqui agora..rsss É NÓIS MANO ..naquele fim de nada..comunidade no escuro e um barquinho saindo..entrei na parada e embarquei eu bike a caminho de volta a algodoal..que dia lindo..desses que quero mais..cheguei em algodoal a noite ..tomei uma ducha e comprei 1 mega suco de cupuaçu..e fui rangar macarrão com fiejão..ahahaha não tinha molho de tomate..mas tava bom o danado do macarrão..
Deixei a bike para arrumar em um tiozinho e ele me olhou e sacramentou..BIKE DE MARCHA NÃO PRESTA...ahahahaha ...coisas do Pará
Uma coisa linda do Pará é o sotaque do povo...firme..pai d´’egua...tô entendendo..e o NH pronunciado de uma maneira linda..e claro o XXXXXXXXXXXXXXX carioca ou português na veia..mas legal..
Ai veio um moleque me zoar do Corinthians e eu perguntei que time vc torce e ele> No rio sou Vasco em SP sou Santos e no Pará sou remo...o cara tem e times..ahahaha ai eu disse para ele..No rio sou corinthians..em SP Sou Corinthians..e no Pará sou corithians..e ele que sem graça não escolheu bem el lugar nenhum...ahahahah ..mas tem corinthiano aqui creiam..rss
Na volta no barco um tiozinho me pediu 2 conto para tomar cachaça..eu disse cachaça faz mal se quiser te dou um abraço de graça..ele não entendeu nada e vazou rclamando..rsss.mas ele foi sincero..queria cachaça..rsss
O céu de algodoal é show também..se vê o cruzeiro do sul imenso..como no amazonas ..
Enfim algodoal é o pico mesmo..
Acordei e fui no último lugar que faltava a LAGOA DA PRINCESA..um role de trilha a pé por dentro da ilha..de 2 horas que culmina em uma lagoa de mangue ..foi legal para observar a avifauna e botânica local..eita como preciso estudar botânica..rsss..mas foi bem bem legal.






Em algodoal aproveitei as tardes para entre 11 e 15 horas solzão a pico ler..li 3 livros..e um interessante que se chama AS DÚVIDAS DE DO SR DARWIN..é engraçado quanto mais leio Darwin mais gosto do WALLACE..ahahaha ..inclusive o WALLACE se enfiou na Amazônia até o Rio Negro até achar o galo da serra..um pássaro que estou na captura de ver ele..e e esta TRIP que o Wallace fez vou refazer um dia..um dia..

3 comentários:

  1. Mano, muito bom viajar nas suas histórias...Boa sorte e que Deus te acompanhe!!!

    ResponderExcluir
  2. Mãe, Mãe, quanta beleza....e vista assim então, pelo olhar do nosso "Martchelito", melhor ainda....puro Amor!

    Demais!

    Amei!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Fala Marcelo! também gosto muito de Algodoal. Conheço desde os anos 80.
    Encontrei o galo da serra em uma aldeia indígena do Pará. Eu mesmo fiz a foto. Muito lindo.

    ResponderExcluir