XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

quarta-feira, 23 de maio de 2012

NO TERRITÓRIO INDÍGENA DOS KRAÔS

Craolândia - TO Território Indígena  dos Kraôs

É engraçado como as pessoas desconhecem as riquezas dos povos indigenas.

É uma riqueza invisível aos olhos material, é uma riqueza do olhar do PEQUENO PRÍNCIPE que disse que o essêncial é invisível aos olhos.

Os indigenas tem uma visão de mundo totalmente diferente da nossa e como brasileiros que somos temos que resgatar e ou aprender um pouco desta visão.

Hoje vejo as pessoas correndo, sem saber porque, atrás de materia, coisas, carros sem se dar contar que estamos em uma roda vida como o cachorro correndo atrás do rabo e que iremos nos dar mal no final. Todos sabemos disto, basta ver o lixo que produzimos e a quantidade de automóveis nas estradas sem entrar em detalhes.

Estamos na corrida dos ratos como disse BOB MARLEY. Temos que sair desta corrida e encontrar a nossa felicidade que a encontramos em pequenas coisas, como sentir o sol, nadar no rio, acordar quando os olhos abrem, comer quando temos fome e dormir quando temos sono . Coisas simples assim como a vida é simples mas que ninguém faz mais isto hoje pois complicamos demais a vida e esquecemos o básico.

Admirar uma flor, sentar embaixo de uma árvore , ver os passarinhos livres cantando e admirar esta mãe natureza que nós tanto sem pedir nada em troca.

Aprendo isto com os índios, eles nos ensinam muito. Claro que precisamos trabalhar mas o trabalho é um meio de existir , é até uma alegria em plantar e colher , e não um SOFRIMENTO para comprarmos eletrodomésticos a mais no fim do mês ou pagar contas contas e contas..

As pessoas hoje não se dão conta que a beleza da vida está na simplicidade do ser, do existir, e que na verdade não temos nada neste planeta, nada é nosso, não temos propriedade nenhuma, na verdade somos parte de um todo e que precisamos deste todo estar bem para estarmos bem. É rídiculo temos cercas, paredes e inveja do vizinho e coisas assim. O indigena nos ensina que a terra é divina que a natureza nossa mãe e provê tudo para nós. mas nos BRANCOS filhos mal educados estamos desobedecendo ela e estamos sofrendo por sermos rebeldes.

Enfim quam um dia for a uma aldeia indigena com o olhar humano e não material vai perceber uma sociedade colaborativa em harmonia com a natureza e em desarmonia com nosso sistema.

Temos muito que aprende com eles, muito.

Bom, eu tive o privilégio de ir em uma festa dos Kraôs. Peguei informações e encarei uma estrada de terra de Carolina -MA até Craolândia TO no território deles. Fui recebido pelo professor Iramar que é um indigena de lá . Deixei o carro do lado de fora da aldeia , atravessamos um rio (vermelho) de balsa pequena para pedestres, e caminhamos um pouco até chegar na aldeia...LINDA .. entrando lá estavam as lideranças fazendo uma reunião , pois estavam presentes todos os caciques de todos as aldeias da etnia do território.  Quando cheguei , embaixo de uma mangueira , todos pararam e o cacique mor parou bem na minha frente , olhou nos meus olhos e perguntou:

- Muito Bem o que o SR quer e veio fazer aqui ? O que o SR tem a dizer ao nosso povo?

Imagine o clima

Olhei ao redor e me vi no filme XINGU , me senti um dos VILLAS BOAS no primeiro contato..rsss. claro .0.001% disto mas me senti.

Ai disse que vinha para conhecer , aprender e que queria levar este conhecimento em minha visita aos brancos e queria ajudar se pudesse em algo.

Para encurtar depois de muita conversa com todos os caciques, e sentirem a vibração verdadeira que ali estava não só me autorizaram a conhecer a aldeia, como me chamaram para a festa e ritual da colheita da batata no fim do dia e ainda o cacique iria me batizar com um nome indigena em um ritual que foi lindo e um dos momentos mais incríveis que já tive nesta experiência terrena. Filmei este ritual vejam abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=QApBeD8Lehk&feature=youtu.be

Passeio o dia na aldeia, comi com eles, andei com eles, nadei com as crianças indigenas no rio, enfiei eles no carro para dar uma voltinha e eles piraram.. Criança e ainda índia é uma coisa sem preço..o mundo deveria ser feito somente de crianças pena que crescemos e poluimos nossa mente,Pena .

Enfim ainda me convidaram para voltar dia 25 de Julho na festa deles e é claro que voltarei mas desta vez com uma missão a pedido do próprio cacique da própria comunidade e voltarei sempre sem dúvida.

Fui batizado como krâo e meu nome indigina é KRÁC.  MARCELLO KRÁC, assim posso voltar quando quiser ..rsss passaporte direto.

É impossível dizer o que senti nos meus momentos por lá.. a aldeia está em um vale lindo rodeado das montanhas e todos todos tem uma energia única.

Tirei mil fotos claro, mas vou colocar apenas algumas da festa, das crianças das pessoas como uma forma de divulgar a causa indigena no nosso Brasil, como um convite a todos a que pelo menos nos abrirmos a conhecer a causa, os indigenas e ajudá-los como pudermos depois de ainda 512 anos de massacre físico e cultural eles ainda estarem de PÉ..Dignos..

VIVA ÍNDIO

















2 comentários:

  1. Sem palavras....um momento mais belo que o outro.

    Graças!

    ResponderExcluir
  2. isso ai Krác !!
    disse tudo, queria apenas uma vida mais simples: comer, dormir e "festejar" !!!!

    hoje é o dia, força!!!!!

    ResponderExcluir