XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CHAPADA DIAMANTINA – UM OÁSIS NO SERTÃO NORDESTINO


Saímos tristes de Itacaré com aquela vontade de ficar mais, mas a tristeza passou rápido quando chegamos em Lençois na chapada diamantina.
A cidadezinha é pitoresca com uma atmosfera fantástica de pequenas ruas e bares e muitos gringos e turistas curtindo uma Bahia interiorana.
Lençois é a base do parque nacional da chapada diamantina  que é enorme, ainda bem, com uma dimensão bem maior que a Bélgica para se ter uma idéia.
Mas como estamos com o fredão conseguimos dar a volta nela toda passando por várias cidades , uma mais linda que a outra, e conhecendo as belezas naturais deste lugar que realmente tem que vir antes de morrer..rss
Lençois foi fantástico, passamos duas noite e numa delas conhecemos um casal de indianos no morro pai Inácio ..lugar mágico onde se vê toda a chapada e com uma vegetação e fauna rupestre única além do visual..lugar que me lembrou o Monte roraima..d+
A coincidência boa é que o casal de Indiano nos disse que aquele dia era o DIWALI (festival das luzes)que é uma festa tradicional Hindu e combinamos de fazer um PUJA na beira do rio que corta lençóis na noite..
Foi  mágico..incensos, mantras, flores, velas , os indianos, meditação, nós e outros novos amigos na noite reverenciando as entidades.
As pessoas que passavam em cima da ponte achavam no mínimo que era macumba rss..afinal estamos na Bahia..terra dos orixás..mas nada era harmonia e paz mesmo e muito amor para o planeta.
Puja é oferecer flores as entidades..pedidos feitos, votos feitos e a noite se passou assim.
Neste dia conhecemos a gruta azul em um lugar mágico chamado pratinha onde é uma gruta e um rio muito límpido que parece Bonito..rss eita Brasilzão lindo e parecido..rss mas na verdade cada um com sua beleza..
Depois queríamos conhecer o Pati e fomos a uma comunidade chamada vale do Capão..meio hippie bem pequena...terra de vegetarianos , coisa boa, mas depois decidimos continuar e fomos a Guiné, passando antes por uma cidade da série B (Palmeiras ahahah) onde dormimos com um nativo chamado Neinho em meio ao pé da montanha em seu rancho para lá de peculiar..eu dormi em rede..rafa numa caminha e o anfitrião em uma barraca de camping em um mezzanino de madeira que até mulher já caiu de lá segundo ele rss..histórias loucas..iriamos subir a montanha pela manhã mas os deuses não permitiram(saber pq) pois o Neinho acordou mal e assim tocamos rumo a cachoeira do Buracão em Ibicoara ..chegamos na cachoeira e foi fantástico lugar mágico..nanando sob as andorinhas e em um canal-canyon espetacular..(ai entendemos o pq dos deuses nao nos permitirem subir a montanha naquele momento) rss .. divino..
Pneu do fredão furado mas divertido até isto..depois seguimos a trip e  cruzamos o lado sul do Parque Nacional da Diamantina por mucugê e caímos em um lugar chamado antigamente de XIQUE XIQUE DE IGATU hj somente Igatu..dica de um casal de amigos antropólogos ( Bel e Gabriel) que conheci em Cuba
Dica para lá de ótima..cidadezinha mágica com seus 300 habitantes..cidade de pedra..com suas histórias de garimpo..e ruelas de pedra que remetem ao tempo e nos transcedem somente em caminhar por ela. (Parece Cuba rss.)
Bar do Chiquinho e suas cachaças que rafa pirou..rss chapado na chapada ahahah e uma pizza de palmito que nem na Itália se tem..onde confudiram o Rafa com o CHE GUEVARA coisas de cultura de bar.ahaha
Comidinha caseira e  o povo bahiano da chapada que é uma raridade..gente que sorri nas ruas..e muito caloroso amoroso..e uma energia linda no ar..
Melhor nem divulgar muito IGATU para que não descubram rsss (palavras sábias do rafa)
Chapada um dos lugares mais lindos do Brasil..um dia voltarei..ops voltaremos palavras do rafa também


















































Com amor a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário