XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DESBRAVANDO O MARAVILHOSO NORDESTE - LITORAL-AGRESTE-SERTÃO-CAATINGA

Nordeste Nordeste
Quem leu o livro VIDAS SECAS pode se ter uma percepção do que foi o nordeste... FOI..
O nordeste e o seu povo é a alma pura de um Brasil guerreiro.. Gente de brio..sofrida e alegre ao mesmo tempo..
O litoral nordestino é lindo com suas inúmeras praias e coqueiros..um mais bonito que o outro mas muito similares.. passamos por Aracajú-SE, Maceío -AL, Recife-PE ,João Pessoa na PB e posso dizer que as capitais são como outras quaisquer ,, cidades imensas com trânsitos enormes..gente..engarrafamento..poluição..e um desenvolvimento que todos seguem e eu me recuso a compreender.. mas enfim tenho esperança que um dia todos verão que estar na natureza é imcomparável a qualquer centro urbano mesmo com praia na frente..

Recife é uma metrópolis..mas paramos em OLINDA que é Ó LINDA!!! rsss.. o melhor de pernambuco é o sotaque ..único ..além da bandeira que é a mais linda do Brasil.. sem falar no som do NAÇÃO ZUMBI..inigualável. mas mesmo aqui o BREGANEJO e TCHU E TCHA dominam.. eita REDE GLOBO..que insiste em levar um Brasil que não existe ao próprio Brasil que assiste mas não se reconhece..
Estão se perdendo as tradições regionais por uma cultura consumista facebookiana..rsss ..fazer  o que..mas ainda há tempo e esperança..rss

Maceíó terra do COLLOR rsss é legal..ficamos no congresso e fizemos o manifesto na sociedade brasileira de ornitologia contra o fim dos barreiros na amazonia.. revi amigos da ORNITO e fico feliz em ver jovens na BIOLOGIA com idéias de conservação num país 99% fazendeiro..onde pessoas matam a natureza..criam gado para comprar uma camoniete HILUX de preferencia no fim do mês e uma TV de Plama para ver o funk carioca nas novelas da globo e andar de chapelão e cintão de fivela em suas cidades com um mega som achando que isto é vida ..td bem cada um com seu gosto..mas às custas das naturezas e dos bichos é demais..mas tenho esperança

Alias assinem a peticao e ajudem a divulgar a nossa causa : www.papagaiomoleiro.com.br

Bem antes de chegarmos a maceió fomos a uma pequena cidade chamada SAO MIGUEL DOS MILAGRES e ficamos lá quase 3 dias ver os PEIXE BOI MARINHOS em uma área de soltura monitorada do IBAMA.. Projeto lindo..bichos na natureza..onde fizeram o que sempre quis fazer em ILHABELA capacitar os CAÇADORES locais em guias de turistas para se evitar a caça de bichos , no caso o peixeo boi e na ilha os passáros, e é um sucesso a coisa toda e funciona VALE VISITAR..e os PEIXE BOI SÃO LINDOS.

No dia de embarcara para ver os bichos no mangue, apareceu um filhotinho de pica pau que estava na mão de um jovem local que estava pegando o bicho todo erra e usei toda minha técnica que aprendi nestes anos de estudo na ORNITO a pegar o bicho.. foi um sinal divino este pica pau com o peixe boi..

Saimos embarcados e vimos o bicho lindo enorme e livre no mangue.. parabéns ao PROJETO PEIXE BOI e a todos que trabalham com CONSERVAÇÃO na nossa FAZENDA BRASIL ROUSSEF..rss ..mas como disse há esperança , onde há AMOR há esperança.

O legal no congresso é que um professor que fiz um curso em lençois de aves marinhas me reencontrou e quis participar da nossa trip pelo AGRESTE indo até Teresina..coitado do Rafa teve que ficar 3 dias atrás do banco do FREDAO ..rss soffrendo..mas foi legal a presença e conhecimento do PROF. DR AUGUSTO outro que batalha na CONSERVAÇÃO no Maranhão .

Enfim partimos os 3 em busca de cruzar o nordeste até a última capital que faltava eu conhecer TERESINA..

Passamos por Ó -LINDA..LINDA..RSS e pelo Projeto Peixe Boi de Itamaracá.. a base principal,,espetacular.. um modelo para levar À Ilha um dia..sonhos são feitos para serem realizados.

Muita alegria e histórias no carro com os 3 e cruzamos toda a Paraíba, passando pelo Ceará até acabar em Teresina..

Juazeiros por todos os lados e cactus..Mandacarus..Xique Xique, palma..uns viram rango..humm..comemos esfiha de cactus na bahia...bonzinho..rss  O Juazeiro é a árvore bandeira do sertão porque quanto mais seco mais fica verde ..homenagem`ao palmeiras na serie B de 2013..ahahaha ..( Comentário feito pelo Rafa)

Ficamos impressionados com o VALE DOS DINOSSAUROS na Paraíba na cidade SOUSA..impressionamente ..pegadas fósseis de dinossauros em pleno agreste...ESPETACULAR..me senti nos meio dos dinossauros..vislumbrei eles ali.. d+ é para ver como tudo ACABA um dia para todo mundo..IMPERMANCIA ..rss ..libertador.. Não sei como não divulgam um sítio arqueológico assim..mas não a REDE GLOBO mostra TIETA DO AGRESTE de biquini na praia..ah Rede Globo como eu te amo..rss

Na verdade a TV é um instrumento maravilhoso mas má utilizada..poderia levar coisas boas para as pessoas mas cria um clima de caos que não existe..eu viajo o mundo e falo e comprovo isto..gera medo nas pessoas aos invés do amor.. quanto mais viajo mais vejo que o ser humano é um ser iluminado mas que se equivoca por ele mesmo na forma de ver a vida..e a TV influencia a forma de vermos a vida.. quer mudar a sua vida? mude a forma de ver a vida..

Enfim depois deste vale dormimos em cajazeiras na Paraíba..e fomos até Juazeiro do Norte  MECA do Padre Cícero ( PADIM CIÇO) que até frases ecológicas tinha ( não cortar árvores, não matar animais indiscriminadamente).. e jogamos todos na MEGA SENA rss com uma ajuda desta..rss.. se eu ganhar minha grana vai para um CENTRO DE CONSERVAÇÃO MARINHA E SILVESTRE em Ilhabela e ajudar os outros seres..mas eu sempre digo que já somos milionários vivendo neste planeta..rss

Ai cruzamos todo o Ceará e Piauí à distante Teresina..Mais uma capital a ÚLTIMA DO BRASIL..UFA RSS FINALMENTE CONHECI TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E SUAS CAPITAIS ..

PAÍS LINDO, ÚNICO, DIVERSO, M,ARAVILHOSO, POVO MARAVILHOSO, SOLIDÁRIO, HUMANO, LINDO COM SUAS CORES , ETNIAS, SOTAQUES, JEITOS E TREJEITOS., AMO O BRASIL NÃO TEM IGUAL NO MUNDO COM TANTA DIVERSIDADE , BIOMAS, FAUNA, FLORA, É ESPETACULAR.. Conheçam o Brasil antes de ir ao exterior.

Teresina é mais uma metrópolis no meio de tantas no nosso emergente país..ESTADOS UNIDOS DO BRASIL como disse meu amigo australiano um dia..

De lá o Augusto se foi à sua Ilha da Magia São Luis e nos tocamos até o PARQUE NACIONAL DA SERRA CAPIVARA e suas pinturas rupestres.

Olha de todos os parques do Brasil este é o MAIS ORGANIZADO..é espetacular ver as pinturas rupestres de indigenas de 12 mil anos atrás..ESPETACULAR.. é o sítio arqueológico mais antigo das américas e do homem americano..d+ alémd a beleza cênica do local..

Fizemos várias trilhas ..e demos a MEGA SORTE de vermos o PAPAMEL ( Irará) um bicho lindo dificil de ver e que vimos..espetacular..ainda vou voltar para filmar este bicho.. sem palavras

Dormimos em um vilarejo em um camping no SÍTIO DO MOCÓ no pé da serra com direito a seresta , Bob Marley e comemoração de eu ter feito todos os estados brasileiro..no sertão do piauí.

Descendo o morro Brasil ainda cruzamos novamente a MARAVILHOSA chapada diamantina e dormimos em uma cidadezinha encravada nas montanhas baianas, chamada RIO DE CONTAS.. patrimônio da humanidade.. lugar lindo..pracinhas preservadas.. hilário..sem palavras e a serra creditem parece a ESCÓCIA..rss ..os HIGHLANDS brasileiros..d+ d+

Bem amanhã deixamos o nordeste e iremos a MG na captura do LOBO GUARÁ n Parque nacional da Sera do Cipó e Parque do Caraça passando pela linda Minas e suas cidades.

Queria finalizar dizendo que o INTERIOR DO NORDESTE NÃO É AQUELA VISÃO DETURPADA QUE TEMOS EM SP E OUTROS ESTADOS DE ESTADOS POBRES E SEM FUTURO.

O Interior nordestino é lindo,  um povo guerreiro, acolhedor e generoso maravilhoso que engradece e nos ensina no SUL a sermos menos capitalistas e mais HUMANOS.. Cidades lindas, pequenas, organizadas e com muita ALEGRIA em todo canto e muita calma e paciência que todos no fundo desejamos.

PAra mudar a cabeça vai VIAJAR..

Viva o nordeste e seu agreste LINDO, seu litoral maravilhoso e seu povo forte e amoroso que engradece e enriquece nosso país.















































quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CHAPADA DIAMANTINA – UM OÁSIS NO SERTÃO NORDESTINO


Saímos tristes de Itacaré com aquela vontade de ficar mais, mas a tristeza passou rápido quando chegamos em Lençois na chapada diamantina.
A cidadezinha é pitoresca com uma atmosfera fantástica de pequenas ruas e bares e muitos gringos e turistas curtindo uma Bahia interiorana.
Lençois é a base do parque nacional da chapada diamantina  que é enorme, ainda bem, com uma dimensão bem maior que a Bélgica para se ter uma idéia.
Mas como estamos com o fredão conseguimos dar a volta nela toda passando por várias cidades , uma mais linda que a outra, e conhecendo as belezas naturais deste lugar que realmente tem que vir antes de morrer..rss
Lençois foi fantástico, passamos duas noite e numa delas conhecemos um casal de indianos no morro pai Inácio ..lugar mágico onde se vê toda a chapada e com uma vegetação e fauna rupestre única além do visual..lugar que me lembrou o Monte roraima..d+
A coincidência boa é que o casal de Indiano nos disse que aquele dia era o DIWALI (festival das luzes)que é uma festa tradicional Hindu e combinamos de fazer um PUJA na beira do rio que corta lençóis na noite..
Foi  mágico..incensos, mantras, flores, velas , os indianos, meditação, nós e outros novos amigos na noite reverenciando as entidades.
As pessoas que passavam em cima da ponte achavam no mínimo que era macumba rss..afinal estamos na Bahia..terra dos orixás..mas nada era harmonia e paz mesmo e muito amor para o planeta.
Puja é oferecer flores as entidades..pedidos feitos, votos feitos e a noite se passou assim.
Neste dia conhecemos a gruta azul em um lugar mágico chamado pratinha onde é uma gruta e um rio muito límpido que parece Bonito..rss eita Brasilzão lindo e parecido..rss mas na verdade cada um com sua beleza..
Depois queríamos conhecer o Pati e fomos a uma comunidade chamada vale do Capão..meio hippie bem pequena...terra de vegetarianos , coisa boa, mas depois decidimos continuar e fomos a Guiné, passando antes por uma cidade da série B (Palmeiras ahahah) onde dormimos com um nativo chamado Neinho em meio ao pé da montanha em seu rancho para lá de peculiar..eu dormi em rede..rafa numa caminha e o anfitrião em uma barraca de camping em um mezzanino de madeira que até mulher já caiu de lá segundo ele rss..histórias loucas..iriamos subir a montanha pela manhã mas os deuses não permitiram(saber pq) pois o Neinho acordou mal e assim tocamos rumo a cachoeira do Buracão em Ibicoara ..chegamos na cachoeira e foi fantástico lugar mágico..nanando sob as andorinhas e em um canal-canyon espetacular..(ai entendemos o pq dos deuses nao nos permitirem subir a montanha naquele momento) rss .. divino..
Pneu do fredão furado mas divertido até isto..depois seguimos a trip e  cruzamos o lado sul do Parque Nacional da Diamantina por mucugê e caímos em um lugar chamado antigamente de XIQUE XIQUE DE IGATU hj somente Igatu..dica de um casal de amigos antropólogos ( Bel e Gabriel) que conheci em Cuba
Dica para lá de ótima..cidadezinha mágica com seus 300 habitantes..cidade de pedra..com suas histórias de garimpo..e ruelas de pedra que remetem ao tempo e nos transcedem somente em caminhar por ela. (Parece Cuba rss.)
Bar do Chiquinho e suas cachaças que rafa pirou..rss chapado na chapada ahahah e uma pizza de palmito que nem na Itália se tem..onde confudiram o Rafa com o CHE GUEVARA coisas de cultura de bar.ahaha
Comidinha caseira e  o povo bahiano da chapada que é uma raridade..gente que sorri nas ruas..e muito caloroso amoroso..e uma energia linda no ar..
Melhor nem divulgar muito IGATU para que não descubram rsss (palavras sábias do rafa)
Chapada um dos lugares mais lindos do Brasil..um dia voltarei..ops voltaremos palavras do rafa também


















































Com amor a todos