XINGU

XINGU
CRIANÇAS INDIGENAS NO XINGU

domingo, 27 de maio de 2012

PRAIAS DO PARÁ ( ILHA DE CANELAS, AJURUTEUA, SALINAS E ALGODOAL)


Depois da linda chapada das mesas, direcionei o fredão para o Pará
Cruzei o interior do Maranhão entrei no estado do Pará e fui até uma cidadezinha chamada Bragança encontrar uma amiga estudante de biologia, neila, que conheci no curso de campo de ornito nos lençóis maranhense.
Foram 900 km de estrada ..mega cansativo..mas enfim depois de muita chuva amazônica na estrada cheguei na bucólica Bragança, uma cidadezinha beira rio e perto do mar que lembra muito Portugal e a influência portuguesa também.. Cidadezinha bonitinha mas típica do amazonas com muito calor, gente, e aquela bagunça linda que somente o norte nos proporciona.
Ela me convidou para ir na Ilha de Canelas ajudar ela na monografia dela de aves migratórias, nada melhor que uma local para me mostrar o pico e ver os guarás ( aves não lobos..rsss).
Embarcamos bem cedo em um portinho de pescadores uns 25 km de Bragança em um barquinho de pescadores e fomos a desertica ilha de canelas.
Para chegar se cruza um rio no meio do mangue com muita muita biodiversidade e muitos mas muitos guarás.
Demorou umas 2 horas de travessia e chegamos na paradisíaca ilha das canelas, que não tem civilização, nem luz nem nada..apenas uns pescadores que vivem lá da pesca artesanal.
Muitas aves e um cenário maravilhoso que as fotos abaixo vão mostrar.
Depois comemos com os pescadores e no rumo de volta ao porto passamos em um ninhal de aves que é qualquer coisa de espetacular no meio do mangue. Demais..sem palavras...
A pena é que CAÇAM guarás para comer, pescam arraias cruelmente, há muito lixo nas praias como em todo o norte nordeste e falta ações efetivas de educação ambiental nestas comunidades, mas enfim é uma crítica construtiva para um lugar tão lindo.
Na volta pensaram que eu poderia ser do IBAMA rsss.mas usei minha técnica de E.ambiental que  é a de NÃO DIZER NÃO mas explicar os motivos no NÃO e deixar cada um decidir na sua consciência.
A noite foi legal queria tomar uma CERPA que é a cerveja local paraense mas só tinha SCHIN e tomei algumas para ver o coringão ganhar ..que torcida linda..nunca vi uma torcida gritar o jogo todo do começo ao fim..nunca ..vai timão que este ano vai..rsss
No outro dia fomos a uma praia LINDA LINDA chamada AJURUTEUA. AJURU = AYURU- Papagaio..somente falta descobrir o que é TEUA em Guarani..pena que deixei meu dicionário em casa..rss ..quem souber me envie please..

Passe a tarde em Bragança e depois no outro dia acordei e rumei a proa do fredão para ALGODOAL que é uma das localidades que muita gente amiga e muitos hippies que encontrei no caminho ( almas gêmeas rsss) me disseram : TEM QUE IR..TEM QUE IR.. então se tenho que ir ME VOY..
Antes passei em uma praia famosa do Pará chamada SALINAS que quando morava em Manaus muita gente ia..é a COPACABANA do norte..rsss uma praia legal mas bem turistícona tipo caraguá ou praia grande..rsss.. mas ainda bem que quando fui lá não tinha ninguém..fiz um rango e vazei para algodoal.
Ai foi engraçado porque queria pegar um atalho por terra e claro peguei mas o atalho me tomou umas 3 horas a mais ahaha pq as estradas de terra na Amazônia vcs podem imaginar..rss..mas foi irado..passei em vários vilarejos..lugares sem ninguém ..muita mata..e pasto claro infelizmente..mas foi 10.
Para chegar em ALGODOAL que é uma ilha tem que deixar o carro em uma cidadezinha chamada MARUDÁ e embarcar de balsa..não entra carro...SHOW...bem que Ilhabela podia ser assim..somente bike e no máximo carros elétricos coletivos...um dia a sociedade que sonho virá..do meu planeta..mas virá..
Ah para quem não sabe sou de outro planeta, e quem quiser conhecer ele é só ver o filme : LA BELLE VERTE que tem no youtube..minha mãe me confessou.. e o engraçado é que encontrei dois conterrâneos na ilha a DEBORA e o RAFAEL...fora uma dezenas espalhados que não dizem de onde são de receio ..rsss..mas eu digo e entrego quem são eles..
Deixa meu planeta lá quieto, quem sabe a terra não virá uma BELLE VERTE um dia..se cada um fizer sua parte..rola..
Na estrada foi 10..pq lembrei do ano que morei na Amazônia e me ensinou a comer as COMIDAS AMAZÔNICAS..rss ..na estrada é um para para para comprar somente coisas boas...
Pupunha cozida..para quem não sabe ninguém nem para para ver mas quem come é uma delícia e tem gosto de PINHÃO ..juro..é muito bom.
Tacacá – Este é o melhor...é uma cumbuca com tucupi , jambu e camarão..eu dispenso o camarão e como o tucupi que é tipo um suco da mandioca espremida e o jambú que é uma plantinha que amortece a boca e vem apimentadinho o tucupi.. muitooooo bommmmm
Ingá de cipó-  É uma fruta tipo um cipó branquinha docinha..tudo de bom..td
E muita água de cocô que custa R$1,00 cada ..rsss
Para quem não sabe o AÇAI aqui é puro...ou seja não é doce e não tem nada haver com aquele congelado que vendem em SAMPA e pelo sul afora.. aqui é preto o açaí  e tem gosto de açaí..mega energético e muito bom..se mistura com guaraná da Amazônia
TUCHAUA  É o único refri que eu tomo ..é muito bom ..é um guaraná , diferente do antártica, com um gosto único.. tuchaua é um xamã aqui para os indígenas do norte..
TAPEREBÁ, BACURI, CUPUAÇU  Sâo sucos naturais um melhor que o outro..

Isto é para responder a todo mundo que me pergunta ; NOSSA MAS VC É VEGETARIANO E NÃO COME NADA ..ahaha não como nada é demais..rsss..olha meu panceps..
Então como disse no meu planeta NÃO SACRIFICAMOS nenhuma forma de vida consciente para se alimentar..a natureza prove tudo com seus frutos.mas como disse um dia ..um dia o nosso planeta virará harmônico..
É um saco ter que explicar pq sou vegetariano..mas eu entendo o choque que dá nas pessoas..pq dói no fundo de cada , inconscientemente  quando enfiam um bicho goela abaixo.
Mas neste planeta cada um é cada um e podem ter certeza que respeito os carnívoros, pq eu fui décadas um mas enche ficar explicando pq sou..
Enfim quero dizer que TÔ no céu aqui sendo vegetariano,,ahahahaha..comendo muitoooo bemmm e muitoo barato e muito boommmm...
Ai cheguei em MARUDÁ deixei o carro lá e embarquei na balsa para ALGODOAL com a BIKE. Na balsa mesmo colou um tiozinho que me disse: MANDOU BEM TRAZER A BIKE  o arquipélado é show..
Arquipélago ¿ eu perguntei..ele sim aqui tem várias ilhas e a ilha é grande..rsss.. bem se estou numa ilha estou em casa..rsss
Algodoal é show..não tem carro,  mas tem luz , entranto tem uma pracinha e umas pousadinhas e campings e um mar lindo e nesta época do ano não tem quase ninguém..é um lugar legal mesmo..parecido com caraívas , Jeri no passado ( pena que acabaram com Jeri os europeus e suas frescuras e pousadas 5 estrelas) , moreré na Ilha de Boipeba , caburé nos lençóis do  maranhão, ilha do Cardoso..ilha do superagui..guaraqueçaba..ilha do mel..e o Bonete..rss..claro que vou puxar o saco de Ilhabela..estes pico ais eu recomendo..
Tinha razão os hippies e minha amiga HEVELIZE ..minha cara ALGODOAL..ahaha
Praia rodeada de mangue ..floresta amazônica e muitas aves marinhas migratórias...ahaha só falta uns papagaios..ahahah
Estes  vilarejos são demais e fico pensando em arrumar uma namorada e levar ela nestes picos para compartilhar momentos ..um dia ..um dia..rsss..coisa boa virá..rsss
Tudo que não de consciência ecológica aqui vi de sobra..tem um mapa da ilha com várias dicas de não jogar lixo, etc com vários toques e ai me surpreendeu com a consciência do povo aqui..parabéns..basta levar aos municípios do lado no estado.
A noite dei um role..uma pracinha ai sim consegui tomar uma CERPA ..cerpinha como dizem aqui...melhor que SCHIN..rsss ( olha a causa do panceps) mas é bom ser CERVEJETARIANO.. com J mesmo...bom uma breja é bom no fim do dia ..rss ainda mais aqui no norte com um calorão maravilhoso..
Ai liguei meu radinho de pilha companheiro que até ouvi jogo na Amazônia peruana para gorar o Santos..não deu certo..o peixe ganhou nos pênaltis e vai ser um jogão contra o timão..se eu estivesse em SP iria na vila e no pacaembú quem puder vá por mim..
 Ai dormi de frente do mar e acordei escrevendo de frente para yemanjááááá.. Yemanjááá amazônica.. quem não sabe em CUBA eles adoram também YEMAYA..a mesma só que negra..legal este nome YEMAYA ..curti em CUBA e CUBA em si..
No Pará rola um som chamado CARIMBÓ..é um forro sem agarrar...rsss ..sério não tem como agarrar a fêmea..o povo aqui ama...eu não..acho sem graça dançar sem agarrar a sentir fêmea o cheirinho e outras cositas mais..rsss
Mas o som é legal e o povo ama..pena que a nossa querida REDE GLOBO somente mostre SP e RIO em suas novelas e telejornais que mais parece AÇOUGUE. Olha nosso país não é assim..não é esta violência toda..isto é uma anomalia da T,V.. O brasiliero é caridoso..é gentil..é festeiro..é brincalhão etc..não é esta coisa que a TV mostra..tipo o DATENA embaixador de SP que mostrar somente desgraça..como disse no meu planeta ninguém vê TV ..apesar que a TV poderia ser um instrumento maravilhoso mas o lixo que é melhor nem ver.
Muita gente me pergunta se não tenho medo de ser assaltado..morto..até comido por índios..ahahah..olha aprendi que VIAJAR é bom para descobrirmos tudo que nos falam não retrata a realidade.. violência eu vejo em grandes centros..grande aglomerações urbanas.. ai claro né..é que nem colocar um monte de ratinho branco numa caixinha todos apertados nela.. um come o outro...mas em pequenos vilarejos e comunidades as pessoas são maravilhosas e tem TEMPO para conversar te ouvindo e te olhando nos olhos sem ficar com a nóia de olhar no relógio atrasado para sei lá o que..rss
Enfim VIAJAR como sempre disse o meu mestre AMIR KLINK...viajar para aumentar a consciência..amigos..vivência....
Ai a tarde depois de ler um livro muito muito bom (além da luz e da sombra de Jean-Yves leloup) que recomendo e dar um bodinho de frente para o mar.. resolvi dar um role de bike..já que ela veio passear na Ilha..dei maior role e entendi pq é um arquipélago..são ilhas cortadas por mangues e rios...fiz um mega role lindo de algodoal para fortalezinha..praia linda..cenário único ..eu e Deus e yemanjá do lado..d+ ..sensação de trascendência..
Ai na trilha no meio do mangue entre esta fortalezinha a bike resolver quebrar..ai ferrou..no meio de uma trilha..no meio do mangue..escurencendo..e eu lá cabeção..rss ..ai fui pedindo informações e me mandaram para outra comuunidade ao invés de algodoal..se chama camboinha..tava escuro nem via a cara das pessoas ai o cara disse..algodoal é p outro lado somente chega de barco daqui e se quiser ta saindo um aqui agora..rsss É NÓIS MANO ..naquele fim de nada..comunidade no escuro e um barquinho saindo..entrei na parada e embarquei eu bike a caminho de volta a algodoal..que dia lindo..desses que quero mais..cheguei em algodoal a noite ..tomei uma ducha e comprei 1 mega suco de cupuaçu..e fui rangar macarrão com fiejão..ahahaha não tinha molho de tomate..mas tava bom o danado do macarrão..
Deixei a bike para arrumar em um tiozinho e ele me olhou e sacramentou..BIKE DE MARCHA NÃO PRESTA...ahahahaha ...coisas do Pará
Uma coisa linda do Pará é o sotaque do povo...firme..pai d´’egua...tô entendendo..e o NH pronunciado de uma maneira linda..e claro o XXXXXXXXXXXXXXX carioca ou português na veia..mas legal..
Ai veio um moleque me zoar do Corinthians e eu perguntei que time vc torce e ele> No rio sou Vasco em SP sou Santos e no Pará sou remo...o cara tem e times..ahahaha ai eu disse para ele..No rio sou corinthians..em SP Sou Corinthians..e no Pará sou corithians..e ele que sem graça não escolheu bem el lugar nenhum...ahahahah ..mas tem corinthiano aqui creiam..rss
Na volta no barco um tiozinho me pediu 2 conto para tomar cachaça..eu disse cachaça faz mal se quiser te dou um abraço de graça..ele não entendeu nada e vazou rclamando..rsss.mas ele foi sincero..queria cachaça..rsss
O céu de algodoal é show também..se vê o cruzeiro do sul imenso..como no amazonas ..
Enfim algodoal é o pico mesmo..
Acordei e fui no último lugar que faltava a LAGOA DA PRINCESA..um role de trilha a pé por dentro da ilha..de 2 horas que culmina em uma lagoa de mangue ..foi legal para observar a avifauna e botânica local..eita como preciso estudar botânica..rsss..mas foi bem bem legal.






Em algodoal aproveitei as tardes para entre 11 e 15 horas solzão a pico ler..li 3 livros..e um interessante que se chama AS DÚVIDAS DE DO SR DARWIN..é engraçado quanto mais leio Darwin mais gosto do WALLACE..ahahaha ..inclusive o WALLACE se enfiou na Amazônia até o Rio Negro até achar o galo da serra..um pássaro que estou na captura de ver ele..e e esta TRIP que o Wallace fez vou refazer um dia..um dia..

quarta-feira, 23 de maio de 2012

NO TERRITÓRIO INDÍGENA DOS KRAÔS

Craolândia - TO Território Indígena  dos Kraôs

É engraçado como as pessoas desconhecem as riquezas dos povos indigenas.

É uma riqueza invisível aos olhos material, é uma riqueza do olhar do PEQUENO PRÍNCIPE que disse que o essêncial é invisível aos olhos.

Os indigenas tem uma visão de mundo totalmente diferente da nossa e como brasileiros que somos temos que resgatar e ou aprender um pouco desta visão.

Hoje vejo as pessoas correndo, sem saber porque, atrás de materia, coisas, carros sem se dar contar que estamos em uma roda vida como o cachorro correndo atrás do rabo e que iremos nos dar mal no final. Todos sabemos disto, basta ver o lixo que produzimos e a quantidade de automóveis nas estradas sem entrar em detalhes.

Estamos na corrida dos ratos como disse BOB MARLEY. Temos que sair desta corrida e encontrar a nossa felicidade que a encontramos em pequenas coisas, como sentir o sol, nadar no rio, acordar quando os olhos abrem, comer quando temos fome e dormir quando temos sono . Coisas simples assim como a vida é simples mas que ninguém faz mais isto hoje pois complicamos demais a vida e esquecemos o básico.

Admirar uma flor, sentar embaixo de uma árvore , ver os passarinhos livres cantando e admirar esta mãe natureza que nós tanto sem pedir nada em troca.

Aprendo isto com os índios, eles nos ensinam muito. Claro que precisamos trabalhar mas o trabalho é um meio de existir , é até uma alegria em plantar e colher , e não um SOFRIMENTO para comprarmos eletrodomésticos a mais no fim do mês ou pagar contas contas e contas..

As pessoas hoje não se dão conta que a beleza da vida está na simplicidade do ser, do existir, e que na verdade não temos nada neste planeta, nada é nosso, não temos propriedade nenhuma, na verdade somos parte de um todo e que precisamos deste todo estar bem para estarmos bem. É rídiculo temos cercas, paredes e inveja do vizinho e coisas assim. O indigena nos ensina que a terra é divina que a natureza nossa mãe e provê tudo para nós. mas nos BRANCOS filhos mal educados estamos desobedecendo ela e estamos sofrendo por sermos rebeldes.

Enfim quam um dia for a uma aldeia indigena com o olhar humano e não material vai perceber uma sociedade colaborativa em harmonia com a natureza e em desarmonia com nosso sistema.

Temos muito que aprende com eles, muito.

Bom, eu tive o privilégio de ir em uma festa dos Kraôs. Peguei informações e encarei uma estrada de terra de Carolina -MA até Craolândia TO no território deles. Fui recebido pelo professor Iramar que é um indigena de lá . Deixei o carro do lado de fora da aldeia , atravessamos um rio (vermelho) de balsa pequena para pedestres, e caminhamos um pouco até chegar na aldeia...LINDA .. entrando lá estavam as lideranças fazendo uma reunião , pois estavam presentes todos os caciques de todos as aldeias da etnia do território.  Quando cheguei , embaixo de uma mangueira , todos pararam e o cacique mor parou bem na minha frente , olhou nos meus olhos e perguntou:

- Muito Bem o que o SR quer e veio fazer aqui ? O que o SR tem a dizer ao nosso povo?

Imagine o clima

Olhei ao redor e me vi no filme XINGU , me senti um dos VILLAS BOAS no primeiro contato..rsss. claro .0.001% disto mas me senti.

Ai disse que vinha para conhecer , aprender e que queria levar este conhecimento em minha visita aos brancos e queria ajudar se pudesse em algo.

Para encurtar depois de muita conversa com todos os caciques, e sentirem a vibração verdadeira que ali estava não só me autorizaram a conhecer a aldeia, como me chamaram para a festa e ritual da colheita da batata no fim do dia e ainda o cacique iria me batizar com um nome indigena em um ritual que foi lindo e um dos momentos mais incríveis que já tive nesta experiência terrena. Filmei este ritual vejam abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=QApBeD8Lehk&feature=youtu.be

Passeio o dia na aldeia, comi com eles, andei com eles, nadei com as crianças indigenas no rio, enfiei eles no carro para dar uma voltinha e eles piraram.. Criança e ainda índia é uma coisa sem preço..o mundo deveria ser feito somente de crianças pena que crescemos e poluimos nossa mente,Pena .

Enfim ainda me convidaram para voltar dia 25 de Julho na festa deles e é claro que voltarei mas desta vez com uma missão a pedido do próprio cacique da própria comunidade e voltarei sempre sem dúvida.

Fui batizado como krâo e meu nome indigina é KRÁC.  MARCELLO KRÁC, assim posso voltar quando quiser ..rsss passaporte direto.

É impossível dizer o que senti nos meus momentos por lá.. a aldeia está em um vale lindo rodeado das montanhas e todos todos tem uma energia única.

Tirei mil fotos claro, mas vou colocar apenas algumas da festa, das crianças das pessoas como uma forma de divulgar a causa indigena no nosso Brasil, como um convite a todos a que pelo menos nos abrirmos a conhecer a causa, os indigenas e ajudá-los como pudermos depois de ainda 512 anos de massacre físico e cultural eles ainda estarem de PÉ..Dignos..

VIVA ÍNDIO

















domingo, 20 de maio de 2012

CHAPADA DAS MESAS - UM PARAÍSO PERDIDO E DESCONHECIDO

A Chapada das Mesas é mais um daqueles segredos que nosso país guarda.

Esse pedaço do sertão maranhense esconde os cerrados mais preservados do Brasil que descortinam paisagens de grande beleza.

 Localizada ao sul do Estado do Maranhão, no Vale do Tocantins, a região impressiona com sua natureza majestosa .

São incontáveis cachoeiras LINDAS e formações rochosas que mais parecem gigantescas esculturas naturais por todos os lados
.
A cidadezinha que estou chamada Carolina tem aconchego e a simpatia dos moradores.

Agora abaixo o show do local

Primeiro  enfrentei uma estrada em um cidadezinha chamada RIACHÃO onde vi o jogo do coringão do lado de muitos vascaínos rsss. nesta cidade se encontra um pico iradíssimo chamado poço azul, encanto azul e cachoeiras do cocal..é d+ espetacular .

Passei por umas cachoeiras mas muito cimento e para turistas mesmo..nada haver

Depois fui em lugar exclusivo, maior caminhada mas em um lugar irado chamado TORRE DA LUA .., que tem que atravessar o rio tocantins e ir , do lado de tocantins. (estou na divida do TO-MA) nas cidades de carolina e filadélfia .

Esta torre da lua é um daqueles lugares que temos que ir antes de desencarnar deste planeta...um mini monte roraima

Depois fui na pedra caída onde tem umas galerias subterrâneas que culminam em uma cachoeira linda chamada SANTUÁRIO..espetacular.

Ai enfiei o FREDÃO ( para quem não sabe o troller) em uma trilha que dá em um pico irado que se vê toda a chapada..meditei muito ali..pedi amor a todos no planeta para que preservemos o que temos e chega de degradar. enfim..um lugar chamado PORTAL ..não tinha ninguém a não ser eu e o Universo ( Deus) ..

Foram dias intensos e lindos aqui na chapada ..

Tem uma comunidade indigena em um território demarcado chamado KRAOS que devo abrir minhas velas e ficar com estes índios que dizem ser maravilhosos de lindo ..devo me enfiar lá uns dias antes de seguir viagem é no interior do Tocantins, Maranhão e parece próximo ao piauí.

Ai as fotos :

ESTA É NA TORRE DA LUA...EM CIMA DE UMA DESTAS FORMAÇOES ..MAIOR TRILHA A PÉ..MAS VALE CADA MOMENTO



ESTE É O ENCANTO AZUL NA CIDADE CHAMADA RIACHÃO ..ESTAVA CHOVENDO E COM SOL NO MOMENTO EM QUE ESTAVA NA ÁGUA ..YARAAAAAAAA
ESTA É A BUCÓLICA E SIMPÁTICA CAROLINA-MA

O MESMO ENCANTO AZUL QUE FALEI ANTES

ESTE É A CAMINHO DO SANTUÁRIO NAS GALERIAS SUBTERRÂNEAS

CHACOEIRA DO SANTUÁRIO

 NO ENCANTO AZUL DE NOVO..TÁ FORA DE ORDEM..RSS
 SANTUÁRIO
 ESTRADA A CAMINHO DA TORRE DA LUA
 ESTRADA A CAMINHO DO SANTUÁRIO E CHEGADA EM CAROLINA
OLHA O FREDÃO LÁ ESCONDINDO..RSS..ESTA É NA ENTRADA DA TRILHA DO PORTAL

VISTA DO MORRO DO CHAPÉU DO PORTAL
 VISUAL DO PORTAL.,..
 FREDÃO SEMPRE ME LEVANDO NOS PICOS MAIS REMOTOS E LINDOS
 NA TRILHA DO ENCANTO AZUL..CHUVAAAAA ..LAVA A ALMA
VISUAL DO PORTAL..

Bem queria agradecer a Kênia Valadares pelas dicas da chapada e pelo pessoal da TORRE DA LUA ECOTURISMO em Carolina o pessoal chamado Agnaldo e Cíntia que ainda tem uma pousada : pousada dos candeeiros que é muitíssimo charmosa e eles sabem tudo da região..Novos e Bons amigos.

A caminho do território indigena KRAOS . em craolandia-TO

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CRUZANDO O TOCANTINS ..EM RIACHAO -MA CHAPADA DAS MESAS

Pessoal

Ontem foi um dia de muita estrada cruzando o TOCANTINS pela belém brasília

Passei por várias cidades com nomes engraçados, mas já deu para perceber a diferença de países que temos no nosso Brasil

As diferenças são lindas , cada um com sua beleza

Olhem as placas das cidades





Agora eu dou um DOCE para que advinhar o que é CHAMBARÍ que é vendido em todo TOCANTINS


Além de milho na brasa como na Bolívia





Enfim depois de muita estrada cruzei o lindo RIO TOCANTINS e cheguei no final do dia na cidade de carolina - MA porta de entrada na chapada das mesas que eu vi na estrada e  aindei ainda mais 100 km até uma cidadezinha chamada RIACHÃO, onde estou neste momento digitando em um hoteliznho beira de estrada com WIFI rss. Olhem as fotos acima ..

Este é o rio tocantins a cidadezinha de carolina Maranhao  e ao fundo a chapada das mesas.
Depois ontem tomei uma e vi o timão empatar com o vasquinho em 0X0 ..este ano vai ..vai corinthiansss.. rss

Devo ficar aqui até domingo descobrindo as belezas deta chapada enorme bela e desconhecida

Amor, Luz e Paz a todos